XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DETALHAMENTO DE SUPERFÍCIES UTILIZANDO TESSELAÇÃO EM HARDWARE Autor: FABRICIO CARDOSO DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALBERTO BARBOSA RAPOSO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 55713
Catalogação: 08/11/2021 Liberação: 08/11/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55713&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55713&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55713
Resumo:
Título: DETALHAMENTO DE SUPERFÍCIES UTILIZANDO TESSELAÇÃO EM HARDWARE Autor: FABRICIO CARDOSO DA SILVA
Nº do Conteudo: 55713
Catalogação: 08/11/2021 Liberação: 08/11/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55713&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55713&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55713
Resumo:
Técnicas de mapeamento de rugosidade são amplamente utilizadas para
simular detalhes estruturais de superfícies tridimensionais com o intuito de
aumentar a qualidade visual e compensar o baixo detalhamento geométrico
usualmente aplicado aos modelos enviados à GPU por questões de desempenho.
Avanços recentes no pipeline de renderização permitiram a geração massiva de
vértices no hardware gráfico através do recurso de tesselação, oferecendo aos
desenvolvedores uma poderosa ferramenta para controle do nível de detalhes de
objetos. Este trabalho apresenta uma técnica para o detalhamento geométrico de
modelos utilizando tesselação em hardware, baseada tanto em mapas précomputados
quanto em dados de deslocamento gerados inteiramente na GPU por
meio de técnicas de texturas procedimentais. Análises de desempenho e qualidade
visual demonstram as vantagens do método proposto em relação a uma técnica de
detalhamento baseada em imagens que é utilizada frequentemente em jogos
eletrônicos para enriquecimento da qualidade visual de seus ambientes.