$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: AN STAGE FOR FAIRYTALES: A THEATRICAL EXPERIENCE WITH CHILDREN IN CHILD EDUCATION
Autor: LUIZ FERNANDO DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LEANDRO AUGUSTO MARQUES COELHO KONDER - ADVISOR
Nº do Conteudo: 5550
Catalogação:  05/10/2004 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5550@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5550@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5550

Resumo:
This Master dissertation aims to build a solid epistemological basis for a drama experience, frequently performed by young children from different cultures, religions and social classes in an institutional kindergarten in Rio de Janeiro. The point is to try to dramatize the fairy tales, based on the fact that these fantastic narratives have great anthropological, social and historical value and its staging can be an instrument to construct knowledge in Education, besides helping the child to understand herself as free, creative and expressive person, comprehending the social context in which she was born, giving value to the acquisition of sensitive knowledge and the affection between people, recognizing them as partners in the development of Language, self- conscience and citizenship. In the beginning, we look for a dialogue with authors such as Bakhtin, Benjamin, Bettelheim, Bourdieu, Fischer, trying to verify if the theory can help in the practice of this theatrical experience with young children. It was considered also the fact that dramatization can develop the corporal language (image) as long as the child`s imagination. In the conclusion of this study we tried to show the need to stabilize a stage to the fairy tales in which the contact with the fantastic narrative and its dramatic performance, can contribute to construct sensitive alternatives in opposition to rational knowledge, without denying it, in order to make the child to learn how to see the world as something that can be modified in the present, since it has a past that can be critized.

Descrição Arquivo
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY  PDF
CHAPTER 1  PDF
CHAPTER 2  PDF
CHAPTER 3  PDF
CHAPTER 4  PDF
CHAPTER 5  PDF
CHAPTER 6  PDF
REFERENCES AND ANNEX  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui