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Coleção Digital
Título: UM PALCO PARA O CONTO DE FADAS: UMA EXPERIÊNCIA TEATRAL COM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Autor: LUIZ FERNANDO DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LEANDRO AUGUSTO MARQUES COELHO KONDER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5550
Catalogação: 05/10/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5550@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5550@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5550
Resumo:
Título: UM PALCO PARA O CONTO DE FADAS: UMA EXPERIÊNCIA TEATRAL COM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Autor: LUIZ FERNANDO DE SOUZA
Nº do Conteudo: 5550
Catalogação: 05/10/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5550@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5550@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5550
Resumo:
A presente Dissertação de Mestrado busca construir uma base
epistemológica consistente para uma experiência teatral,
exercida freqüente e organizadamente, com crianças pequenas
de diferentes culturas, religiões e extratos sociais, numa
creche institucional do Rio de Janeiro. Quer-se discutir a
possibilidade de trabalhar dramaturgicamente os contos de
fadas, partindo do pressuposto de que tais narrativas
fantasiosas possuem um profundo valor antropológico, social
e histórico e que o exercício de sua encenação pode ser um
instrumento de construção do conhecimento no espaço Creche,
além de ajudar a criança a se constituir como sujeito
livre, criativo e expressivo, compreendendo o contexto
social no qual é inserida pelo nascimento, valorizando a
aquisição do conhecimento sensível e a troca afetiva com o
outro, reconhecendo-o como parceiro fundamental no
desenvolvimento da linguagem, da consciência individual e
da cidadania. Inicialmente buscou-se diálogo com autores
como Bakhtin, Benjamin, Bettelheim, Bourdieu, Fischer,
verificando como a teoria se ancora na prática de encenação
teatral com crianças de 0 a 6 anos. Foi considerado também
o fato das Artes Cênicas desenvolver tanto a linguagem
corporal (imagem) como o imaginário da criança. A conclusão
desse estudo evidenciou a necessidade de se estabelecer um
palco para o conto de fadas, no qual o contato com a
narrativa fantasiosa e o exercício de sua encenação, possam
contribuir para construção de alternativas sensíveis em
contraponto ao conhecimento mais racional, sem, no entanto,
negá-lo, para que a criança, desde pequena, aprenda a ver o
mundo como algo a ser modificado no presente, posto que tem
um passado, que pode ser revisto.