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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MOTIVAÇÃO E DESFECHO ESCOLAR NO RIO DE JANEIRO Autor: FERNANDA FERREIRA PEDROSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - ORIENTADOR
CARLOS ALBERTO QUADROS COIMBRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 55422
Catalogação: 21/10/2021 Liberação: 21/10/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55422&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55422&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55422
Resumo:
Título: MOTIVAÇÃO E DESFECHO ESCOLAR NO RIO DE JANEIRO Autor: FERNANDA FERREIRA PEDROSA
CARLOS ALBERTO QUADROS COIMBRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 55422
Catalogação: 21/10/2021 Liberação: 21/10/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55422&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55422&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55422
Resumo:
O objetivo principal da pesquisa foi investigar a motivação do aluno para o estudo em associação com variáveis de cunho sociodemográfico, escolar, de habilidade com computador e de práticas culturais. Constitui um recorte de uma pesquisa maior, intitulada Juventude e Mídia: contextos escolares e sociais, cuja amostra foi de 3705 alunos do nono ano de trinta e nove escolas públicas municipais do Rio de Janeiro, divididas em cinco estratos demográficos: escolas grandes próximas e distantes de favelas, escolas pequenas próximas e distantes de favelas e escolas pólo. A partir de modelos, utilizando a regressão linear múltipla, identificamos variáveis significativas para composição da motivação: uso educacional do computador, práticas culturais cultivadas, de lazer e de esporte no tempo livre, prática religiosa e prática de assistir televisão e identificou-se que a escola pequena próxima a favela é o estrato onde há maior motivação. A partir do recorte da base com alunos deste estrato, por meio da regressão logística binária, identificou-se: a condição escolar avançada (alunos sem histórico de repetência), o uso social do computador, o uso do computador em lan houses, e a prática religiosa como variáveis associadas a um desfecho favorável. Porém, neste estrato, percebe-se que o nível de desfecho desfavorável também é alto (88,1 por cento), o que permitiu inferir que fatores no interior das escolas que pertencem a este estrato atuam de forma a contribuir para a manutenção da desigualdade a despeito da alta motivação dos seus alunos. Os argumentos do efeito-território nos ajudaram a entender esse processo evidenciando a complexidade existente em tais escolas.