$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: MUDANÇAS NO DESEMPREGO POR NÍVEL DE QUALIFICAÇÃO DURANTE A DÉCADA DE NOVENTA NO BRASIL
Autor: MAURICIO CORTEZ REIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  GUSTAVO MAURICIO GONZAGA - ORIENTADOR
JOSE MARCIO ANTONIO GUIMARAES DE CAMARGO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 5476
Catalogação:  16/09/2004 Liberação: 16/09/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5476&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5476&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5476

Resumo:
A taxa de desemprego no Brasil aumentou significativamente durante os anos noventa. Nota-se também que esse aumento do desemprego foi muito mais intenso para os trabalhadores com níveis mais baixos de qualificação. O objetivo desta tese é identificar os fatores que determinaram essas diferentes trajetórias da taxa de desemprego entre os grupos de qualificação. A tese é composta de seis capítulos, incluindo a introdução e a conclusão. Os resultados encontrados nos capítulos 2 e 3 mostram que ocorreu um importante aumento na produtividade dos trabalhadores qualificados em relação aos semi-qualificados e os não-qualificados durante a década de noventa. Esse resultado parece estar associado à utilização de tecnologias mais modernas, intensivas em trabalho qualificado, após a liberalização comercial. Com isso, a taxa de desemprego dos trabalhadores qualificados teria diminuído em relação aos demais grupos. O capítulo 4 mostra que apesar do desemprego dos trabalhadores qualificados ter diminuído em relação aos demais grupos de qualificação nas coortes mais novas, nas gerações mais antigas o desemprego relativo dos qualificados aumentou. Decompondo o comportamento do desemprego por nível de qualificação em efeitos associados à idade, ao período e a coorte, são encontradas evidências de que características específicas das gerações mais novas de trabalhadores qualificados contribuíram para a redução no desemprego relativo desse grupo. Esse resultado é consistente com a hipótese de que o progresso tecnológico deve ter favorecido os trabalhadores qualificados das gerações mais novas, em função das características da educação recebida por esse grupo. O capítulo 5 apresenta evidências de que aumentos na pressão salarial também foram importantes para o comportamento do desemprego por nível de qualificação. Durante os anos noventa, ocorreram aumentos na aposentadoria domiciliar per capita, principalmente para os trabalhadores não-qualificados. De acordo com o argumento proposto no capítulo, a maior renda decorrente da aposentadoria teria aumentado o salário de reserva dos trabalhadores, gerando um aumento da pressão salarial, o que, por sua vez, teria levado a maiores taxas de desemprego. Os resultados empíricos mostram que maiores aposentadorias estão diretamente relacionadas a taxas mais altas de desemprego para os trabalhadores não-qualificados.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui