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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MÚSICA POPULAR, EMOÇÃO E POLÍTICA: A BATALHA DOS AFETOS Autor: EDUARDO GRANJA COUTINHO
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 54033
Catalogação: 03/08/2021 Liberação: 01/09/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54033@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54033@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.54033
Resumo:
Título: MÚSICA POPULAR, EMOÇÃO E POLÍTICA: A BATALHA DOS AFETOS Autor: EDUARDO GRANJA COUTINHO
Nº do Conteudo: 54033
Catalogação: 03/08/2021 Liberação: 01/09/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54033@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54033@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.54033
Resumo:
Tendo como referência o debate teórico sobre a relação entre paixão e ideologia, este ensaio reflete sobre a maneira como a emoção suscitada pela música popular é orientada ideologicamente por diferentes sujeitos políticos. Numa perspectiva hegemônica, o Estado e a indústria da canção, cada um a seu modo, se alimentam dessa emoção ao incorporarem as formas musicais populares, colocando o sentir das massas à disposição de ideias e valores dominantes. Por outro lado, a música popular, como fonte da paixão, presta-se também à criação e expressão daquela ideologia democrática e historicista que Gramsci chamou de nacional-popular. Como exemplo dessa estratégia sensível das camadas populares, busca-se analisar, particularmente, a canção de protesto latino-americana dos anos 1960/1970.
Descrição | Arquivo |
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