$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: CLASSIFICAÇÃO DE RESERVATÓRIO UTILIZANDO DADOS DA DERIVADA DE PRESSÃO DE TESTE DE POÇOS
Autor: ANDRE RICARDO DUCCA FERNANDES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  HELIO CORTES VIEIRA LOPES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53471
Catalogação:  29/06/2021 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53471@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53471@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53471

Resumo:
Identificar o modelo de um reservatório é o primeiro passo para interpretar corretamente os dados gerados em um teste de poços e desta forma estimar os parâmetros relacionados a esse modelo. O objetivo deste trabalho é de forma inversa, utilizar as curvas de pressão obtidas em um teste de poços, para identificar o modelo de um reservatório. Como os dados obtidos em um teste de poços podem ser ordenados ao longo do tempo, nossa abordagem será reduzir essa tarefa a um problema de classificação de séries temporais, onde cada modelo de reservatório representa uma classe. Para tanto, foi utilizada uma técnica chamada shapelet, que são subsequências de uma série temporal que representam uma classe. A partir disso, foi construído um novo feature space, onde foi medida a distância entre cada série temporal e as shapelets de cada classe. Então foi criado um comitê de votação utilizando os modelos k-nearest neighbors, decision tree, random forest, support vector machines, perceptron, multi layer perceptron e adaboost. Foram testados os pré-processamentos standard scaler, normalizer, robust scaler, power transformer and quantile transformer. Então a classificação foi feita no novo feature space pré-processado. Geramos 10 modelos de reservatório multiclass analíticos para validação. Os resultados revelam que o uso de modelos clássicos de aprendizado de máquina com shapelets, usando os pré-processamentos normalizer e quantile trasformer alcança resultados sólidos na identificação dos modelos de reservatório.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui