INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: HABITAT & ONGS: UM CONTO EM DUAS CIDADES: UMA COMPARAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL DE ONGS PARA O ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO HABITACIONAL NAS CIDADES DO RJ, BRASIL E CÓRDOBA, ARGENTINA, NA DEC. 90
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): VERONICA TURRADO

Colaborador(es):  DENISE PINI ROSALEM DA FONSECA - Orientador
Número do Conteúdo: 5336
Catalogação:  25/08/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5336@1
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5336@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5336

Resumo:
O eixo da presente pesquisa é a analise da questão habitacional, partindo de um novo universo -as Organizações Não-Governamentais- com o objetivo de conferir visibilidade aos conceitos e procedimentos dos quais elas se valem para enfrentar, no seu raio de ação, o problema do habitat e estudar as fragilidades dos processos que elas geram mas, particularmente, suas potencialidades. Foi adotada uma perspectiva comparativa na busca de enriquecer o estudo de um mesmo fenômeno -as ONGs da área habitacional- em contextos diferentes, com histórias próprias: dois países, duas cidades e duas organizações. Para descrever e aprofundar na realidade das duas organizações escolhidas, e nos seus respectivos projetos, foi realizado previamente um resumo da história habitacional do Brasil e da Argentina, indicando os principais pontos de contato e articularidades da ação dos governos no enfrentamento desta necessidade social. São discutidas três categorias teóricas principais, à luz das quais são estudados as ONGs e seus projetos, a saber: habitat, cidadania e espaço público não-estatal. Optou-se por uma metodologia mista, quantitativa para a apresentação de dados e informação relevante sobre a problemática habitacional em ambos os contextos e qualitativa, para a abordagem das questões derivadas da pergunta que originou a pesquisa, qual seja: constituem as ONGs da área do habitat popular uma alternativa de resolução para o problema habitacional das populações de baixa renda? Os resultados alcançados revelam grupos sociais em ação, buscando, através de novas formas de organização social, a satisfação das suas necessidades e a forma em que eles conseguiram ter acesso à moradia própria, gerando, através dela, processos de participação e de fortalecimento para a defesa e a cobrança dos seus direitos. Tanto a importância do trabalho das duas ONGs, quanto o lugar do Serviço Social nesses processos coletivos, são pensados a partir da necessidade de reação e de propostas, que todo profissional percebe, quando se depara com a difícil realidade de famílias e comunidades que ainda esperam por alguma resposta.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RESUMEN E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui