$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO BONSUCESSO: A FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DAS NOVAS EXPRESSÕES DO VOLUNTARIADO
Autor: FELIPE GUIMARAES DE OLIVEIRA GOMES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDREIA CLAPP SALVADOR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53137
Catalogação:  07/06/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53137@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53137@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53137

Resumo:
Esta pesquisa pretende analisar a experiência dos educadores voluntários no Pré-vestibular Comunitário Bonsucesso (PVCB), inaugurado, no final de 2016, por jovens agentes de pastorais da Paróquia Nossa Senhora de Bonsucesso, situada no bairro de Bonsucesso, no município do Rio de Janeiro. O Pré-vestibular Comunitário Bonsucesso acolhe alunos egressos, em sua maioria, de escolas pública e cujo recorte social é marcado pela baixa renda. Este trabalho objetiva, portanto, a partir das experiências desses educadores, analisar qual a influência do Pré-vestibular Comunitário Bonsucesso na formação profissional dos professores que desenvolvem a prática docente no contexto do trabalho voluntário. Nessa perspectiva, busca-se refletir sobre o papel desse curso de educação comunitária na formação profissional desses educadores que exercem a docência voluntária no espaço de educação não-formal. O trabalho foi estruturado sobre três eixos centrais: breve panorama dos pré-vestibulares comunitários; o Educador voluntariado e os pré-vestibulares comunitários; e a pesquisa de campo, na qual foi possível perceber a influência do Pré-vestibular comunitário Bonsucesso a partir da percepção dos educadores voluntários que nele atua, ao resgatarem experiências tanto individuais quanto coletivas. Essas experiências revelam o processo de troca no espaço comunitário e sinalizam como a prática docente voluntária ofertada pelo PVCB proporciona espaço potente para construção de saberes profissionais docentes. Por sua vez, revela como o voluntariado continua potencializando outras expressões, como a busca de experiência profissional, sendo terreno fértil para construção de saberes que fortaleçam os professores voluntários para o mundo do trabalho formal. Para obtenção dos resultados utilizou-se pesquisa de abordagem qualitativa que realizou 7 entrevistas com professores do PVCB. A fim de fundamentar teoricamente, recorreu-se, principalmente a Gohn (2013), Zago (2008), Tardif (2014), Santos (2006) e Nascimento (1999). Por fim, este estudo revelou-se de grande relevância, pois os achados da pesquisa desvelam novas configurações de voluntariado e apontam o trabalho do PVCB como espaço de formação de novos professores.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui