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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: GUSTAVO DAHL: CARTAS DE UM ARQUIVISTA DE FILMES Autor: TANIA REGINA LEITE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SERGIO BRUNO GUIMARAES MARTINS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 52106
Catalogação: 08/04/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52106@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52106@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52106
Resumo:
Título: GUSTAVO DAHL: CARTAS DE UM ARQUIVISTA DE FILMES Autor: TANIA REGINA LEITE
Nº do Conteudo: 52106
Catalogação: 08/04/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52106@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52106@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52106
Resumo:
Gustavo Dahl (1938-2011), conhecido principalmente pelo seu trabalho de
gestor nas duas principais instituições de cinema no Brasil: a Embrafilme (1975-
1979) e a Ancine (2002-2006), começou sua carreira como crítico de jornal e
depois cineasta. Este trabalho debruça-se sobre os anos iniciais dessa trajetória
quando o então jovem estudante, convidado por Paulo Emílio Sales Gomes,
publica o primeiro artigo para o Suplemento Literário do jornal O Estado de S.
Paulo (1958 -1961) e estende-se pelo período de estudos de cinema na Europa
(1960-1964). Como método, privilegia-se a análise dos artigos e as
correspondências do período europeu, quando Dahl teve por interlocutores: Paulo
Emílio, Glauber Rocha, Paulo César Saraceni e Joaquim Pedro de Andrade. Na
análise dos artigos observou-se o processo de aproximação do jovem crítico
paulista com os jovens bossa novíssimos, nome que Glauber Rocha utilizou para
nomear o grupo de diretores cujos primeiros filmes deram origem ao movimento.
Na análise das cartas foi possível um entendimento mais alargado das relações
entre Dahl e os jovens diretores de modo a ressaltar as diversas fases desse
processo de aproximação, da desconfiança inicial para a profunda cumplicidade
na defesa do novo cinema brasileiro. Por esta intersecção, foi possível apreender a
atuação estratégica de Dahl na origem do Cinema Novo. Em jogo, o desejo de
modernização do cinema brasileiro e sua inserção nas vanguardas artísticas da
década de 1960, em consonância com os jovens cinemas do período: a nouvelle
vague francesa, o cinema independente americano e o cinema revolucionário
cubano.
Descrição | Arquivo |
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