$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: MODELAGEM DAS PROPRIEDADES DO TIO2 NA PREVISÃO DO BAND GAP UTILIZANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS
Autor: ANNITA DA COSTA FIDALGO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  BRUNNO FERREIRA DOS SANTOS - ORIENTADOR
SONIA LETICHEVSKY - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 51016
Catalogação:  28/12/2020 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51016@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51016@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51016

Resumo:
O dióxido de titânio é amplamente utilizado pela indústria e pesquisa como fotocatalisador, cuja principal desvantagem ainda é sua aplicação sob luz visível. Propriedades como quantidade de fases, tamanho do cristalito, área de superfície específica, volume de poros e valor da banda proibida (Eg) são explorados por métodos de síntes e para aprimorar a performance do TiO2. No entanto, elas são ajustadas empiracamente. O presente trabalho foi realizado a fim de descrever uma relação analítica entre essas propriedades para a fotocatálise, usando Redes Neurais Artificiais (RNAs) como ferramente estatística. Afim de ter o banco de dados mais representativo, foram usados 53 artigos. O Eg foi considerado a medida a qual avalia a performance fotocatalítica, sendo o parâmetro de saída da rede. Dois blocos A e B, distintos pelas variáveis de entrada, foram arranjados em grupos para investigar a influência das variáveis em pares, com 257 e 220 fotocatalisadores para cada, respectivamente. Exploraram-se diferentes algoritmos de treinamento (baseados em Retropropagação), tipos de redes (Feedforward, Cascade forward e Elman), funções de transferência, número de neurônios e redemulticamadas. Avaliaram-se os modelos pela Soma dos Erros Quadráticos (SSE),pelo coeficiente de correlação de regressão (R2) tanto para o treinamento e quanto para o teste, pelo comportamento de predição do banco de dados e pelo diagrama de regressão dos valores preditos pelos observados. Os resultados do bloco A sugerem que as variáveis não aparentam ter uma relação. Os modelos de múltiplas camadas no bloco B revelaram um aumento no desempenho. O resultado de maior coeficiente teve topologia de 4-4-6-1, correspondendo a camada de entrada, primeira camada oculta, segunda camada oculta e camda de saída, respectivamente. Obteve-se R2 de 84 por cento para o treinamento e 50 por cento para o teste, com SSE de 2.24.Esse resultado sugere que a rede não é capaz de prever o Eg, mas ela pode ser aprimorada. Os parâmetros estruturais devem ser revisados, de acordo com padrões de caracterizações e dados estatísticos. Consequentemente, o modelo pode ser bem ajustado, otimizado e usado na melhoria da fotocatálise.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui