$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: O COLETIVO NUVEM NEGRA DESAFIANDO O RACISMO INSTITUCIONAL NO ENSINO SUPERIOR
Autor: ESTEBAN CIPRIANO COSTA LOPEZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDREIA CLAPP SALVADOR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 50160
Catalogação:  04/11/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50160@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50160@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50160

Resumo:
O Coletivo Nuvem Negra - CNN surge na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio em 2015 é formado enquanto estratégia de sobrevivência, permanência e reconhecimento da história e ancestralidade de/as estudantes negros/as. Do mesmo modo, é um espaço que produz afeto e acolhimento contribuindo para a permanência de estudantes negros/as no ambiente universitário. O tema surgiu a partir da compreensão de que, se hoje podemos observar a existência de Coletivos Negros no interior das Universidades, isso se deve as lutas, agendas políticas e articulações históricas do Movimento Negro do Brasil em torno da Educação. Para tal fim, elegemos como o lócus do presente estudo o Coletivo Nuvem Negra - CNN da PUC-Rio. Como objetivo geral analisamos o processo de formação do Coletivo Nuvem Negra - CNN, os seus avanços e desafios, identificando as questões que desafiam o racismo institucional. Neste trabalho importa-nos conhecer o processo de formação, experiências e impactos do CNN a partir dos seguintes objetivos específicos: (1) Identificar os principais protagonistas na formação do CNN; (2) Identificar as características centrais que constituíram o CNN; (3) Destacar a partir das narrativas de seus protagonistas os principais impactos pessoais e coletivos provocados pelo CNN. Para responder aos objetivos apresentados, optamos pela articulação de três estratégias de pesquisa: (i) a revisão de literatura, focalizando as categorias principais do debate: Movimento Negro, Movimento Negro Contemporâneo, Coletivos Negros Universitários, Políticas de Ação Afirmativa; (ii) análise da ATA de fundação do Coletivo; (iii) realização de entrevista semi-estruturada com 8 (oito) fundadores do Coletivo Nuvem Negra, presentes na primeira reunião. Identificamos que o CNN se constituiu na PUC-Rio enquanto espaço de afeto, acolhimento e luta antirracistas contra o racismo institucional. Identificamos também que a partir da participação no CNN os impactos pessoais e coletivos se relacionaram com a ressignificação da estética-politica, do pertencimento a comunidade acadêmica, do resgate da memória e da ancestralidade. A atuação no CNN transcende o ambiente acadêmico e se relaciona com outros âmbitos que integram a vida dos sujeitos, como a família, o trabalho e os relacionamentos interpessoais.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui