XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: NÚMEROS BINÁRIOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA Autor: ANA CAROLINA VARGAS FREDERICO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CHRISTINE SERTA COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 49334
Catalogação: 09/09/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49334@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49334@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49334
Resumo:
Título: NÚMEROS BINÁRIOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA Autor: ANA CAROLINA VARGAS FREDERICO
Nº do Conteudo: 49334
Catalogação: 09/09/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49334@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49334@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49334
Resumo:
Este trabalho traz uma proposta de ensino de números binários na educação básica por meio de atividades lúdicas e motivadoras baseadas em: um truque para realizar uma “mágica” de adivinhação, uma mensagem secreta que precisa ser desvendada e um jogo chamado Nim, que possui uma estratégia vencedora desenvolvida e demonstrada pelo matemático Charles L. Bouton. Iniciamos com uma abordagem conceitual sobre o sistema de numeração posicional e a base 10, para então dissertarmos sobre o sistema de numeração binário e seus aspectos relevantes. Apresentamos a teoria que fundamenta os cartões mágicos binários e analisamos a estratégia vencedora de Bouton para o Nim, incluindo um novo olhar para essa estratégia. Posteriormente, descrevemos as três atividades propostas que podem ser aplicadas em turmas de Fundamental II e Ensino Médio. Concluímos com a metodologia e as considerações acerca da aplicação dessas atividades em turmas de nono ano em uma escola municipal de Guapimirim no estado do Rio de Janeiro.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |