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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA DA FIAT AUTOMÓVEIS S.A. FACE À MUDANÇA DO AMBIENTE COMPETITIVO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA BRASILEIRA: UM ESTUDO DE CASO Autor: SERGIO MOLINA MICAELO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JORGE FERREIRA DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4821
Catalogação: 20/04/2004 Liberação: 20/04/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4821&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4821&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4821
Resumo:
Título: EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA DA FIAT AUTOMÓVEIS S.A. FACE À MUDANÇA DO AMBIENTE COMPETITIVO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA BRASILEIRA: UM ESTUDO DE CASO Autor: SERGIO MOLINA MICAELO
Nº do Conteudo: 4821
Catalogação: 20/04/2004 Liberação: 20/04/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4821&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4821&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4821
Resumo:
A Fiat Automóveis S.A. se destacou na indústria
automobilística nacional ao atingir, em 2001, a liderança
do mercado de automóveis e comerciais leves. A análise
desta trajetória avaliou a variação do ambiente competitivo
e as estratégias seguidas em dois momentos relevantes
determinados por questionário estruturado, que foram 1994 e
2001. A caracterização do ambiente da indústria e das
estratégias usaram, respectivamente, o modelo das cinco
forças e a tipologia das estratégias genéricas de Porter.
Foi avaliado que o ambiente competitivo do decorrer do
período anterior e posterior a 1994 teve o poder de
negociação dos fornecedores e a rivalidade na indústria
intensificadas. A estratégia realizada pôde ser
caracterizada como meio termo no período anterior a 1994,
evoluindo para enfoque posteriormente. No decorrer do
período anterior e posterior a 2001, o ambiente da
indústria se intensificou, com destaque ao poder de
negociação dos compradores e rivalidade na indústria. Ao
longo de todo este período, pôde-se avaliar que a Fiat
manteve seu posicionamento, caracterizando seu tipo
estratégico como enfoque. O desempenho desses dois períodos
foram também avaliados levando em consideração a variação
do retorno sobre ativos e participação de mercado. No
período que teve como ano-base 1994, houve progresso nestes
dois parâmetros de desempenho. No decorrer do período em
torno do ano-base de 2001, não houve evolução desses
parâmetros, mas pôde-se verificar que a participação de
mercado foi superior a de seus principais concorrentes.
Adicionalmente, foi validado qualitativamente o modelo S-C-
P para ambos períodos.