XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: AMERICAN WAY OF ADVERTISING: A DECOLONIAL PERSPECTIVE ON THE CREATION OF THE BRAZILIAN ADVERTISING SELF-REGULATION SYSTEM IN THE CONTEXT OF MILITARY DICTATORSHIP Autor: LAIS RODRIGUES DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCUS WILCOX HEMAIS - ADVISOR
Nº do Conteudo: 48151
Catalogação: 18/05/2020 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48151@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48151@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48151
Resumo:
Título: AMERICAN WAY OF ADVERTISING: A DECOLONIAL PERSPECTIVE ON THE CREATION OF THE BRAZILIAN ADVERTISING SELF-REGULATION SYSTEM IN THE CONTEXT OF MILITARY DICTATORSHIP Autor: LAIS RODRIGUES DE OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 48151
Catalogação: 18/05/2020 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48151@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48151@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48151
Resumo:
The objective of this study is to analyze, from a decolonial perspective, how
the incorporation of the Eurocentric model of self-regulation occurred in the
creation of the Brazilian Advertising Self-Regulation System, considering the
context of a civil-military dictatorship, in the years of 1978 to 1980. In order to do
so, a historical research with a decolonial perspective was carried out, using
primary and secondary data to analyze the case in question. The use of a
decolonial perspective allowed the researcher to understand that the incorporation
of foreign elements into the Brazilian system occurred mainly through four
factors: the alignment of Brazilian advertising sector with international standards;
International Advertising Association s incentive to Brazilian advertising sector to
implement its practice of self-regulation; the relationship between the advertising
sector and the military government; and the US consumerist movements
replicated in Brazil. More than a discussion focused on business power over
consumers, the problematization of a homogeneous narrative of consumerism is
expected to generate more insight into the relations between the Global North and
the Global South and how postcolonial control materializes in consumerism,
limiting ways of thinking that are distinct from the neoliberal logic of consumer
protection through free markets, thus helping to maintain Eurocentric dominance
over knowledge. The research offers subsidies for the discussion on possible and
alternative forms of consumer protection, excluded from the homogeneous
narrative, which leads to other reflections, such as, what could be done to improve
the protection of Brazilian consumers, and what should be the State s role in
consumer protection.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |