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Coleção Digital
Título: AMERICAN WAY OF ADVERTISING: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL SOBRE A CRIAÇÃO DO SISTEMA BRASILEIRO DE AUTORREGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA EM CONTEXTO DE DITADURA MILITAR Autor: LAIS RODRIGUES DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCUS WILCOX HEMAIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 48151
Catalogação: 18/05/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48151@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48151@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48151
Resumo:
Título: AMERICAN WAY OF ADVERTISING: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL SOBRE A CRIAÇÃO DO SISTEMA BRASILEIRO DE AUTORREGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA EM CONTEXTO DE DITADURA MILITAR Autor: LAIS RODRIGUES DE OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 48151
Catalogação: 18/05/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48151@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48151@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48151
Resumo:
O objetivo do presente estudo é analisar, a partir da perspectiva decolonial, a
história da incorporação do modelo Eurocêntrico de autorregulamentação na
criação do Sistema Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, durante
contexto de ditadura civil-militar, entre 1978 e 1980. Para isso, foi realizada uma
pesquisa histórica, adotando perspectiva decolonial, utilizando dados primários e
secundários para analisar o caso em questão. O uso da perspectiva decolonial
permitiu entender que a incorporação de elementos estrangeiros ao sistema
brasileiro ocorreu por meio, principalmente, de quatro fatores: o alinhamento da
publicidade brasileira a padrões internacionais, o incentivo da International
Advertising Association ao setor publicitário brasileiro para implementar a prática
de autorregulamentação; a relação entre setor publicitário e governo militar; e os
movimentos consumeristas estadunidenses replicados no Brasil. Mais do que uma
discussão focada no poder de empresas sobre consumidores, espera-se que a
problematização de narrativa homogênea de consumerismo gere mais
conhecimento sobre as relações entre o Norte Global e o Sul Global e como o
controle pós-colonial se materializa em consumerismo, limitando formas de pensar
que sejam distintas à lógica neoliberal de defesa do consumidor por meio de livres
mercados, assim ajudando a manter domínio Eurocêntrico sobre conhecimento. A
pesquisa oferece subsídios para a discussão de d formas possíveis e alternativas de
proteção do consumidor, excluídas da narrativa homogênea, levando a outras
reflexões, como, por exemplo, o que poderia ser feito para melhorar a proteção do
consumidor brasileiro, e qual deveria ser o dever do Estado na proteção do
consumidor.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |