XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DIDACTIZED MACHINES: AN ANALYSIS OF THE USES OF COMMUNICATION AND INFORMATION TECHNOLOGIES IN SCHOOL Autor: MARIA DAS GRACAS LINO LABRUNIE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSALIA MARIA DUARTE - ADVISOR
Nº do Conteudo: 4750
Catalogação: 06/04/2004 Liberação: 06/04/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4750&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4750&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4750
Resumo:
Título: DIDACTIZED MACHINES: AN ANALYSIS OF THE USES OF COMMUNICATION AND INFORMATION TECHNOLOGIES IN SCHOOL Autor: MARIA DAS GRACAS LINO LABRUNIE
Nº do Conteudo: 4750
Catalogação: 06/04/2004 Liberação: 06/04/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4750&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4750&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4750
Resumo:
The school institution is confronted with the great
challenge of making changes, pressed by the new social
configurations that appear in the beginning of the century.
Among these, it is the coexistence of the new generations
with the technologies, mainly TV and the computer. This
study tries to understand this process and makes an
analysis of the activities where the TV and the computer
are used in the classes, in order to understand how the
school can contribute that the students become creative and
critical users of these new tools and not mere consumers of
new representations of old clichés. Starting from a
critical reflection on the audiovisual culture and its
confrontation with the school culture, observations of
classes (where the technologies are used) were
accomplished, as well as appreciations of the pedagogic
speech of some teachers of fundamental teaching (2o
segment) of a public school of Rio de Janeiro. The result
suggests that the activities that are done with the use of
the technologies make it possible to enrich the oral and
printed work typical of the school, since they introduce
image, movement and intra/inter communicative interaction
to the traditional contents. The computer specifically, has
the potential of promoting a paradigm change, as it
presupposes changes in the manners of learning and teaching.
It was also verified that, for most of the interviewed
teachers, the communication and information technologies
dont have potential for transformations and they are used,
mainly, as a complement to the classes. In spite of the
fact that the teachers recognize that changes need to be
accomplished, they don`t seem to believe that they will
happen through the technologies. They believe that the
machines, when entering the school, should be didactized to
adapt to the school culture.
Descrição | Arquivo |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
CHAPTER 7 | |
CHAPTER 8 | |
CHAPTER 9 | |
REFERENCES AND ANNEX |