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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MÁQUINAS DIDATIZADAS: UMA ANÁLISE DOS USOS DAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO NA ESCOLA Autor: MARIA DAS GRACAS LINO LABRUNIE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4750
Catalogação: 06/04/2004 Liberação: 06/04/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4750&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4750&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4750
Resumo:
Título: MÁQUINAS DIDATIZADAS: UMA ANÁLISE DOS USOS DAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO NA ESCOLA Autor: MARIA DAS GRACAS LINO LABRUNIE
Nº do Conteudo: 4750
Catalogação: 06/04/2004 Liberação: 06/04/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4750&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4750&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4750
Resumo:
A instituição escolar se defronta com o grande desafio de
se transformar, pressionada pelas novas configurações
sociais que surgem nos últimos tempos. Dentre estas, está a
convivência das novas gerações com as tecnologias,
principalmente a TV e o computador. Este estudo procura
entender esse processo e faz uma análise das atividades em
que a TV e o computador são usados nas aulas para
compreender de que forma a escola poderá contribuir para
que os alunos se tornem usuários criativos e críticos
destas novas ferramentas e não meros consumidores de
representações novas de velhos clichês. A partir de uma
reflexão crítica sobre a cultura audiovisual e seu
confronto com a cultura escolar, foram realizadas
observações de aulas em que são utilizadas as tecnologias,
bem como apreciações do discurso pedagógico de alguns
professores de ensino fundamental (2o segmento) de uma
escola pública do Rio de Janeiro. O resultado sugere que as
atividades que são feitas com a utilização das
tecnologias possibilitam enriquecer o discurso oral e
impresso típicos da escola, já que introduzem imagem,
movimento e interação comunicativa intra/inter escolar
aos conteúdos tradicionais e que o computador tem,
especificamente, o potencial de promover uma mudança de
paradigma, na medida em que pressupõe diferentes modos de
aprender e ensinar. Verificou-se também que, para a maioria
dos docentes entrevistados, as tecnologias de comunicação e
informação não têm caráter transformador e são usadas,
principalmente, como um complemento às aulas. Apesar de
reconhecerem que mudanças precisam ser realizadas, os
docentes não parecem crer que elas virão através das
tecnologias. Eles acreditam que as máquinas, ao entrarem na
escola, devem ser didatizadas para se adequarem à cultura
escolar.