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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE ENGENHARIA PARA PROJETO DE PRÉDIOS PÚBLICOS: UM ESTUDO A PARTIR DE ESCOLAS MUNICIPAIS DA REGIÃO DO MÉDIO PARAÍBA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Autor: MANOELA DE MORAES SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VALERIA PEREIRA BASTOS - ORIENTADOR
JEAN MARCEL DE FARIA NOVO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 47440
Catalogação: 14/04/2020 Liberação: 14/04/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47440&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47440&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47440
Resumo:
Título: CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE ENGENHARIA PARA PROJETO DE PRÉDIOS PÚBLICOS: UM ESTUDO A PARTIR DE ESCOLAS MUNICIPAIS DA REGIÃO DO MÉDIO PARAÍBA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Autor: MANOELA DE MORAES SILVA
JEAN MARCEL DE FARIA NOVO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 47440
Catalogação: 14/04/2020 Liberação: 14/04/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47440&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47440&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47440
Resumo:
Esta pesquisa propõe o uso de indicadores em projetos de arquitetura e
engenharia pública como meio de comunicação entre usuários, técnicos de
manutenção, fiscais de obras e projetistas na perspectiva da melhoria das condições
das edificações públicas. A questão central voltou-se para o entendimento de como
um sistema de indicadores analíticos pode estimular agentes da administração
municipal a atuarem na melhoria contínua dos projetos de escolas. Para tanto se
considerou que as demandas de usuários e as análises de técnicos de manutenção e
fiscalização podem alavancar novas informações relevantes aos projetistas. O
modelo proposto de desempenho global abrange três dimensões relacionadas à vida
útil sob o ponto de vista do usuário; aos aspectos que facilitam os serviços de
manutenção conforme a percepção do agente de manutenção; e à qualidade do
projeto sob o ponto de vista do fiscal de obras. O campo empírico para o estudo
foram duas escolas de ensino fundamental de porte médio com turnos matutinos,
diurnos e noturnos, construídas nos anos 2000 e mantidas pela gestão municipal,
localizadas em um município da região do Médio Paraíba do Estado do Rio de
Janeiro onde foi possível inferir que a funcionalidade e a conservação de uma das
escolas teve maior comprometimento na vida útil devido a deficiências em
instalações e a dimensão do pé direito em seu primeiro pavimento. A padronização
de equipamentos, as especificações de argamassas e revestimentos de paredes
foram alguns dos critérios que distanciaram os índices de desempenho de projeto
entre as escolas visitadas.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |