$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: THE RELATION BETWEEN FAMILY AND PROBLEMS OF LEARNING WHAT THEY THINK THE PSYCHOLOGISTS AND TEACHERS ?
Autor: LUCIA DE FATIMA CARVALHO SALVARI
Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP
Colaborador(es):  CRISTINA MARIA DE SOUZA BRITO DIAS - ADVISOR
Nº do Conteudo: 4725
Catalogação:  29/03/2004 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4725@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4725@2

Resumo:
This aim of this research was to investigate as psychologists and educators, acting in psychopedagogy at consulting office, understand the children learning problems of reading and writing and as they see the role family plays in the construction of these problems. To reach that objective a qualitative methodology was used, having as instrument a semi-structuralized protocol and individualized interview, applied to three psychologists and three educators with formation and performance in clinical psychopedagogy. The content of each interview was analyzed on the basis of the psychoanalytic theory and psychopedagogical studies. Afterwards, a general analysis of all the interviews was proceeded. It was verified that for the interviewed professionals, the learning problems, including those of reading and writing, are a complex phenomenon that involves sociocultural, pedagogical, cognitive and psychodynamics aspects amongst the causes to be treated. However, questions of the familiar dynamics had been unanimously pointed as one of the main sources of problems in the learning, mainly the great dependence of the child in relation to the mother and the peripheral participation of the father in the process of pertaining to school learning of the children. Moreover, sociocultural questions stress a current trend of the parents in delegating the educators and psychologists the cares with the learning of the children. The knowledge of the forms of family functioning, inside of its culture and in each stage of its cycle of life, can contribute for the therapeutic follow up of the child and the familiar group.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui