As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM O QUE PENSAM OS PSICÓLOGOS E PEDAGOGOS ? Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP Autor(es): LUCIA DE FATIMA CARVALHO SALVARI
Colaborador(es): CRISTINA MARIA DE SOUZA BRITO DIAS - Orientador
Número do Conteúdo: 4725
Catalogação: 29/03/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4725@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4725@2
Resumo:
Título: A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM O QUE PENSAM OS PSICÓLOGOS E PEDAGOGOS ? Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP Autor(es): LUCIA DE FATIMA CARVALHO SALVARI
Colaborador(es): CRISTINA MARIA DE SOUZA BRITO DIAS - Orientador
Número do Conteúdo: 4725
Catalogação: 29/03/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4725@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4725@2
Resumo:
Esta pesquisa teve por objetivo investigar como psicólogos
e pedagogos, que atuam em psicopedagogia, na clínica,
compreendem os problemas de aprendizagem da leitura e
escrita em crianças e como vêem o lugar da família na
construção dos referidos problemas. Para atingir esse
objetivo foi utilizada uma metodologia qualitativa, tendo
como instrumento um roteiro semi-estruturado, utilizado em
uma entrevista individual, a qual foi aplicada a três
psicólogos e a três pedagogos com formação e atuação em
psicopedagogia, na clínica. Cada uma das entrevistas teve
seu conteúdo analisado com base na teoria psicanalítica e
em estudos psicopedagógicos. Posteriormente, procedeu-se a
uma análise geral de todas as entrevistas. Verificou-se que
para as entrevistadas, os problemas de aprendizagem,
inclusive os de leitura e escrita, são um fenômeno
complexo, que envolve aspectos socioculturais, pedagógicos,
cognitivos e psicodinâmicos dentre as causas a serem
tratadas. No entanto, questões da dinâmica familiar foram
apontadas, de forma unânime, como uma das principais fontes
de problemas na aprendizagem, principalmente a grande
dependência da criança em relação à mãe e a participação
periférica do pai no processo de aprendizagem escolar dos
filhos. Além disso, questões socioculturais acentuam uma
tendência atual dos pais em delegar a educadores e
psicólogos os cuidados com a aprendizagem dos filhos. Os
conhecimentos acerca das formas de funcionamento da
família, dentro da sua cultura e em cada etapa de seu ciclo
de vida, podem contribuir para o acompanhamento terapêutico
da criança e do grupo familiar.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |