$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM O QUE PENSAM OS PSICÓLOGOS E PEDAGOGOS ?
Autor: LUCIA DE FATIMA CARVALHO SALVARI
Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP
Colaborador(es):  CRISTINA MARIA DE SOUZA BRITO DIAS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4725
Catalogação:  29/03/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4725@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4725@2

Resumo:
Esta pesquisa teve por objetivo investigar como psicólogos e pedagogos, que atuam em psicopedagogia, na clínica, compreendem os problemas de aprendizagem da leitura e escrita em crianças e como vêem o lugar da família na construção dos referidos problemas. Para atingir esse objetivo foi utilizada uma metodologia qualitativa, tendo como instrumento um roteiro semi-estruturado, utilizado em uma entrevista individual, a qual foi aplicada a três psicólogos e a três pedagogos com formação e atuação em psicopedagogia, na clínica. Cada uma das entrevistas teve seu conteúdo analisado com base na teoria psicanalítica e em estudos psicopedagógicos. Posteriormente, procedeu-se a uma análise geral de todas as entrevistas. Verificou-se que para as entrevistadas, os problemas de aprendizagem, inclusive os de leitura e escrita, são um fenômeno complexo, que envolve aspectos socioculturais, pedagógicos, cognitivos e psicodinâmicos dentre as causas a serem tratadas. No entanto, questões da dinâmica familiar foram apontadas, de forma unânime, como uma das principais fontes de problemas na aprendizagem, principalmente a grande dependência da criança em relação à mãe e a participação periférica do pai no processo de aprendizagem escolar dos filhos. Além disso, questões socioculturais acentuam uma tendência atual dos pais em delegar a educadores e psicólogos os cuidados com a aprendizagem dos filhos. Os conhecimentos acerca das formas de funcionamento da família, dentro da sua cultura e em cada etapa de seu ciclo de vida, podem contribuir para o acompanhamento terapêutico da criança e do grupo familiar.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui