XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PROJECTED EVALUATION IN THE DISCOURSE BY CHINESE AND BRAZILIANS: CULTURAL SIMULACRA Autor: RAFAELA ARAUJO JORDAO RIGAUD PEIXOTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LIANA DE ANDRADE BIAR - ADVISOR
Nº do Conteudo: 46786
Catalogação: 10/02/2020 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46786@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46786@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46786
Resumo:
Título: PROJECTED EVALUATION IN THE DISCOURSE BY CHINESE AND BRAZILIANS: CULTURAL SIMULACRA Autor: RAFAELA ARAUJO JORDAO RIGAUD PEIXOTO
Nº do Conteudo: 46786
Catalogação: 10/02/2020 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46786@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46786@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46786
Resumo:
This research was based on interviews, carried out face-to-face in Brazil or at a
distance via Skype, and shared knowledge, and analyzed discourse from Brazilians who
live or had some sort of relationship with Chinese whether residentes or exchange students,
and Chinese who live in Brazil, working as Mandarim teachers, in order to investigate the
dialogic expressivity arising from cultural simulacra, through the identification of projected
evaluation elements in the discourse of Chinese and Brazilians regarding the culture of the
counterpart group. The project relied on Bastos and Biar (2015), Biar (2015), Riessman
(2008), Pastor and De Fina (2005), Cortazzi and Jin (2001) Cavan (2006) and Said (1990), as
theoretical foundation. The data generated sought to promote reflection on evaluation
processes regarding the Chinese population, based on the assessment of narrative excerpts.
The dissertation aimed at the following general objectives: (a) analyzing the identity
projection refracted in the discourse of a group of Chinese teachers living in Brazil,
regarding their interaction with Brazilians; and (b) analyzing the identity projection
refracted in the discourse of a group of Brazilians, regarding their interaction with Chinese.
Specific objectives focussed on: (a) identifying macro and microdiscursive resources
characteristic of the migrant discourse; (b) classifying evaluative patterns in the discourse
of Chinese and Brazilians, in narratives of migration; and (c) categorizing cultural
simulacra elements underlying the instances of dialogic expressivity. The discourse was
examined based on the evaluation processes of Cortazzi and Jin (2001), regarding evaluation
in the narrative, evaluation of the narrative and evaluation through the narrative,
so as to analyze how identities were projected. As a result, it was observed the evaluation
process mostly occurs by using modalization, in the narrative; and in a performative
way, through the narrative and crosscultural expectations (CAVAN, 2006; SAID,
1990), which generate refracted identities.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |