XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: EDUCAÇÃO NA FRONTEIRA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PRESENÇA ESTRANGEIRA NA ESCOLA Autor: ROGERS BARROS DE PAULA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - ORIENTADOR
EDGAR APARECIDO DA COSTA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 46720
Catalogação: 05/02/2020 Liberação: 05/02/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46720&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46720&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46720
Resumo:
Título: EDUCAÇÃO NA FRONTEIRA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PRESENÇA ESTRANGEIRA NA ESCOLA Autor: ROGERS BARROS DE PAULA
EDGAR APARECIDO DA COSTA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 46720
Catalogação: 05/02/2020 Liberação: 05/02/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46720&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46720&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46720
Resumo:
Esta pesquisa, de abordagem quanti-qualitativa, visa compreender efeitos da inserção de estudantes estrangeiros no sistema educacional brasileiro considerando resultados educacionais e interação escolar desses estudantes e suas famílias com agentes escolares, tendo os elementos território e fronteira como a base da discussão. No estudo quantitativo, foram descritos os efeitos nacionalidade e fronteira sobre os resultados da Prova Brasil de municípios e escolas brasileiras nas edições de 2011, 2013 e 2015. A partir das análises de correlações e regressões múltiplas realizadas, foi evidenciada a associação entre as taxas relativas de matrículas com nacionalidade estrangeira por município e escola brasileira e as suas respectivas proficiências e o efeito negativo que a variável geográfica cidades-gêmeas atribuiu às proficiências registradas. Esses achados nortearam o segundo estudo da pesquisa, com o intuito de verificar efeitos da inserção de estudantes estrangeiros em uma perspectiva qualitativa de pesquisa, diretamente na escola. Foram realizadas observações e entrevistas com agentes de duas escolas com altas taxas relativas de matrículas com nacionalidade estrangeira na cidade-gêmea de Corumbá-MS. Sob a perspectiva de estabelecidos e outsiders de Norbert Elias e John Scotson (2000), evidenciou-se que as territorialidades de fronteiriços brasileiros e estrangeiros em cidade-gêmea ditam as negociações sobre as nacionalidades documentais, identidades étnicas e direitos sobre o espaço fronteiriço e que acabam adentrando às escolas por meio das opiniões de brasileiros estabelecidos sobre estudantes estrangeiros e as suas famílias outsiders.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |