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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: NENHUM DE VOCÊS O CONHECE BEM: A ATOPIA SOCRÁTICA E SEUS ELEMENTOS ERÓTICOS E DIONISÍACOS NO BANQUETE DE PLATÃO Autor: ANDRÉ MIRANDA DECOTELLI DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUISA SEVERO BUARQUE DE HOLANDA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 46643
Catalogação: 29/01/2020 Liberação: 08/08/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46643&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46643&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46643
Resumo:
Título: NENHUM DE VOCÊS O CONHECE BEM: A ATOPIA SOCRÁTICA E SEUS ELEMENTOS ERÓTICOS E DIONISÍACOS NO BANQUETE DE PLATÃO Autor: ANDRÉ MIRANDA DECOTELLI DA SILVA
Nº do Conteudo: 46643
Catalogação: 29/01/2020 Liberação: 08/08/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46643&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46643&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46643
Resumo:
Esta tese parte de uma provocação enunciada pela personagem Alcibíades em seu discurso no diálogo Banquete de Platão: Nenhum de vocês o conhece bem. Esta frase versa a respeito da ininteligibilidade e consequente incomparabilidade de Sócrates, identificada pelo simposiasta como atopía, um não-lugar. Partindo, então, deste termo, buscamos aqui analisar as pistas que a personagem que discursa sobre o filósofo apresenta acerca dele, correlacionandoas a outras que ocorrem na obra platônica em geral e que consolidam a atopia de Sócrates. Assim, desenvolvemos uma análise de Sócrates enquanto um ser atópico
tanto em sua fisionomia, como em seu comportamento e palavras, sendo estas três áreas da vida do filósofo o que chamamos nesta tese de eixos, bases metodológicas segundo as quais desenvolveremos a análise da sua atopia. Como fio condutor principal de todos estes eixos, teremos a presença central das figuras divinas de Eros e Dioniso, ambas apresentadas no Banquete como sendo os principais referenciais a partir dos quais Sócrates viverá a sua atopia. No campo de Eros, analisaremos o fundamento da narrativa de Diotima acerca deste deus, com seu caráter intermediário e daimônico, que será associado a Sócrates de forma evidente na fala da sacerdotisa de Mantineia. Já quanto ao aspecto dionisíaco, ele surgirá permeando todo o diálogo, mas será encontrado, em especial, na figura dos sátiros e silenos, seres mitológicos do círculo dionisíaco que serão associados a Sócrates por Alcibíades. Postulamos, assim, como tese central deste trabalho, que Sócrates é atópos porque a sua filosofia será um exercício integrado de seu corpo, de seus atos e de suas palavras, como partes de seu ser erótico e dionisíaco.
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