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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DESENVOLVIMENTO DE MODELO COMPUTACIONAL DO COMPORTAMENTO DINÂMICO DE UM KART COM BASE EM MEDIÇÕES EXPERIMENTAIS Autor: CRISTIANO SANDRONI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CARLOS ROBERTO HALL BARBOSA - ORIENTADOR
MAURO SPERANZA NETO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 45531
Catalogação: 24/09/2019 Liberação: 24/09/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45531&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45531&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45531
Resumo:
Título: DESENVOLVIMENTO DE MODELO COMPUTACIONAL DO COMPORTAMENTO DINÂMICO DE UM KART COM BASE EM MEDIÇÕES EXPERIMENTAIS Autor: CRISTIANO SANDRONI
MAURO SPERANZA NETO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 45531
Catalogação: 24/09/2019 Liberação: 24/09/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45531&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45531&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45531
Resumo:
A ascensão da tecnologia dos automóveis elétricos no mercado mundial induz a pequena indústria dos karts recreativos a percorrer caminhos semelhantes. O comércio dos karts recreativos com motorização elétrica já existe, mas ainda é incipiente. A propulsão elétrica no kart proporcionaria, entre outras vantagens, a possibilidade de inserção de tecnologias automotivas já conhecidas, tais como um sistema de frenagem sem bloqueio e um sistema de controle de estabilidade. O sucesso da inserção destas tecnologias em um kart seria um avanço muito significativo para um produto que apresenta avanços tecnológicos modestos desde a sua criação. Contudo, para obter o sucesso tecnológico do kart tradicional, o modelo elétrico depende da aplicação de métodos modernos de engenharia e da metrologia, tal como a modelagem matemática computadorizada, objetivo principal desta dissertação. Assim, esta dissertação apresenta inicialmente as características físicas e dinâmicas de um kart movido à combustão, obtidas por meio de ensaios e medições realizadas em pista e em bancada. Utilizou-se como instrumento principal de medição o equipamento Alfano (marca registrada) Pro III Evo, cujas indicações foram submetidas a processos simplificados de validação. Desenvolveram-se então, com base nos dados experimentais, modelos matemáticos computadorizados em Matlab/Simulink (marca registrada) que simulam o comportamento dinâmico do kart, e os resultados das simulações foram comparados aos resultados das medições feitas em pista, para fins de validação. A propulsão à combustão do modelo computacional validado foi então substituída por propulsão elétrica, e simulações do novo modelo foram realizadas, permitindo a observação do comportamento dinâmico simulado de um kart elétrico.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |