$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FORMAÇÃO DE VALORES SOCIOAMBIENTAIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ROOSEVELT FIDELES DE SOUZA

Colaborador(es):  DENISE PINI ROSALEM DA FONSECA - Orientador
Número do Conteúdo: 4302
Catalogação:  12/12/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4302@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4302@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4302

Resumo:
Este estudo teve como motivação inicial a experiência profissional do autor,como educador e geógrafo, atuando na iniciativa denominada Projeto de Educação Ambiental com Crianças de Escolas públicas, que vem sendo realizada no campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro desde 1998. Este projeto foi desenvolvido pelo Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente - NIMA/PUC-Rio, com o objetivo de integrar as escolas públicas com a Universidade, através de aulas de Educação Ambiental, tendo como meta a formação de valores ético-ambientais para o exercício da cidadania das futuras gerações. Baseado nesta experiência de projeto social, que visa atender às crianças mais carentes que estudam nas escolas públicas no bairro da Gávea e moradoras das comunidades carentes da Rocinha, Vidigal, Parque da Cidade e Cruzada São Sebastião, localizadas próximas ao campus da PUC-Rio, são apresentadas aqui as reflexões e potencialidades de transformação social do Projeto de Educação Ambiental com Crianças de Escolas Públicas. A análise deste Projeto, enquanto um modelo que visa responder aos atuais apelos da recente Lei Federal de Educação Ambiental e da Lei Estadual, sobretudo no que se refere a sua dimensão não-formal, constitui o escopo desta dissertação. Em outras palavras, este trabalho avalia as ações e práticas educativas voltadas para a sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais, com a participação e parceria de escolas, Universidade e empresas, e das transformações processadas com valores éticos presentes na relação do homem com o seu meio ambiente, através de um projeto de Educação Ambiental, realizado junto às crianças e adolescentes estudantes da rede pública de educação no Estado do Rio de Janeiro.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui