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Coleção Digital
Título: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FORMAÇÃO DE VALORES SOCIOAMBIENTAIS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ROOSEVELT FIDELES DE SOUZA
Colaborador(es): DENISE PINI ROSALEM DA FONSECA - Orientador
Número do Conteúdo: 4302
Catalogação: 12/12/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4302@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4302@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4302
Resumo:
Título: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FORMAÇÃO DE VALORES SOCIOAMBIENTAIS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ROOSEVELT FIDELES DE SOUZA
Colaborador(es): DENISE PINI ROSALEM DA FONSECA - Orientador
Número do Conteúdo: 4302
Catalogação: 12/12/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4302@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4302@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4302
Resumo:
Este estudo teve como motivação inicial a experiência
profissional do autor,como educador e geógrafo, atuando
na
iniciativa denominada Projeto de Educação Ambiental com
Crianças de Escolas públicas, que vem sendo realizada no
campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio de
Janeiro desde 1998. Este projeto foi desenvolvido pelo
Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente - NIMA/PUC-Rio,
com o objetivo de integrar as escolas públicas com a
Universidade, através de aulas de Educação Ambiental,
tendo
como meta a formação de valores ético-ambientais para o
exercício da cidadania das futuras gerações. Baseado
nesta
experiência de projeto social, que visa atender às
crianças
mais carentes que estudam nas escolas públicas no
bairro da Gávea e moradoras das comunidades carentes da
Rocinha, Vidigal, Parque da Cidade e Cruzada São
Sebastião,
localizadas próximas ao campus da PUC-Rio, são
apresentadas aqui as reflexões e potencialidades de
transformação social do Projeto de
Educação Ambiental com Crianças de Escolas Públicas.
A análise deste Projeto, enquanto um modelo que visa
responder aos atuais apelos da recente Lei Federal de
Educação Ambiental e da Lei Estadual, sobretudo no
que se refere a sua dimensão não-formal, constitui o
escopo
desta dissertação. Em outras palavras, este trabalho
avalia
as ações e práticas educativas voltadas para a
sensibilização da coletividade sobre as questões
ambientais, com a participação e parceria de escolas,
Universidade e empresas, e das transformações processadas
com valores éticos presentes na relação do homem com o
seu
meio ambiente, através de um projeto de Educação
Ambiental,
realizado junto às crianças e adolescentes estudantes da
rede pública de educação no Estado do Rio de Janeiro.