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Título: RECONHECIMENTO DO NÚMERO GRAMATICAL E PROCESSAMENTO DA CONCORDÂNCIA DE NÚMERO NO SINTAGMA DETERMINANTE NA AQUISIÇÃO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Autor: JOSE FERRARI NETO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LETICIA MARIA SICURO CORREA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4285
Catalogação:  09/12/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4285@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4285@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4285

Resumo:
Este trabalho consiste em uma caracterização inicial das habilidades de processamento presentes nas crianças que adquirem o sistema de número gramatical em português. Foi realizada uma coleta longitudinal de dados de produção durante 4 meses com 2 crianças de 24-28 meses e 21-25 meses, cujo objetivo foi obter dados de produção lingüística semi-espontânea que permitissem identificar exemplos de produção de formas flexionadas em número. Realizaram-se também 3 experimentos de reconhecimento de imagens, com crianças de 18 a 28 meses e 30 a 42 meses, os quais visavam a verificar (i) se a criança distingue nome flexionado em número de nome não-flexionado; (ii) se a criança percebe onde se localiza a marca de número no português em palavras de seu vocabulário e em pseudo- palavras que remetem a objetos inventados; e, por fim, contrastar dados de experimentos semelhantes relativos a gênero gramatical, de modo a averiguar se crianças processam concordância de número no DP. A hipótese de trabalho que orienta esta dissertação é a de que a informação relativa a número contida nos elementos que formam a categoria funcional Determinante (D) é crucial para a identificação do sistema de número no português. Os valores relativos a número identificados nos elementos da categoria D como marcado/não marcado são interpretados semanticamente como singular e plural por meio do mecanismo da concordância, sendo a identificação do número gramatical mais custosa do que a do gênero gramatical em virtude de o número ser um traço opcional e de este traço veicular informação semântica a ser associada a classes morfofonológicas identificadas no Det e no Nome. O modelo de língua assumido nesse estudo é o sugerido pelo Programa Minimalista (Chomsky, 1995).

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
ANEXOS E BIBLIOGRAFIA  PDF
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