As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CULTURA, IDENTIDADE E MEDIAÇÃO: O COTIDIANO DE UMA PROFESSORA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: ANA MARIA BASTOS LOUREIRO
Colaborador(es): TANIA DAUSTER - Orientador
Número do Conteúdo: 4271
Catalogação: 04/12/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4271@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4271@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4271
Resumo:
Título: CULTURA, IDENTIDADE E MEDIAÇÃO: O COTIDIANO DE UMA PROFESSORA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: ANA MARIA BASTOS LOUREIRO
Colaborador(es): TANIA DAUSTER - Orientador
Número do Conteúdo: 4271
Catalogação: 04/12/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4271@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4271@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4271
Resumo:
Este trabalho teve como objetivo traçar a trajetória de
vida de uma professora da Educação Básica brasileira dos
dias atuais. Pretendeu-se realizar um estudo de caso
etnográfico do cotidiano dessa professora que atua
simultaneamente em espaços escolares distintos, quais
sejam, uma escola da rede pública e outra particular, a
primeira situada em uma favela da cidade do Rio de
Janeiro.
Os principais conceitos trabalhados foram cultura na
perspectiva antropológica vista a partir da busca de
significados das relações sociais situadas em diversos
contextos; identidade englobando a construção de uma
trajetória que inclui memória, numa visão retrospectiva,
projeto, numa visão prospectiva, diante de um campo de
possibilidades; e mediação através do pertencimento e da
participação de um sujeito que vive em múltiplos mundos
sociais e neles desempenha diferentes papéis. As análises
feitas incidem primeiramente sobre as escolas, suas
práticas, suas rotinas, seus principais atores. Em
seguida,
pretendeu-se reconstruir a trajetória individual dessa
professora a partir de sua história de vida e das
relações
e práticas sociais concretas estabelecidas em cada
universo. Finalmente, a mediação surgiu como parte
integrante da identidade do professor que transita por
espaços sócio-culturais distintos e estabelece canais de
comunicação entre eles.