As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CULTURE,IDENTITY AND MEDIATION : THE DALLY LIFE OF A TEACHER Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ANA MARIA BASTOS LOUREIRO
Colaborador(es): TANIA DAUSTER - Orientador
Número do Conteúdo: 4271
Catalogação: 04/12/2003 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4271@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4271@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4271
Resumo:
Título: CULTURE,IDENTITY AND MEDIATION : THE DALLY LIFE OF A TEACHER Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ANA MARIA BASTOS LOUREIRO
Colaborador(es): TANIA DAUSTER - Orientador
Número do Conteúdo: 4271
Catalogação: 04/12/2003 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4271@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4271@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4271
Resumo:
The objetive of this study is to trace the life trajectory
of a present day Brazilian Elementary School teacher. It
also intends to undertake an ethnographic case study about
the daily life of this teacher who works both in a public
and in a private school, the former located in a slum of
the city of Rio de Janeiro. In this study, the main
concepts are culture, in an anthropological perspective
from the search of meaning of the social relations
established in different contexts; identity, embodying the
building of a life trajectory that includes memory, from a
retrospective view, project, from a prospective view, in a
field of possibilities; and mediation, through the
belonging and participation of a person who lives in
multiple social worlds where he plays different roles. The
analysis focuses primarily on the schools, their practices,
their routines, and their major actors. Additionally, also
part of this study is the reconstruction of the life
trajectory of this teacher from the standpoint of her life
history and her relations and concrete social practice
established in each universe. Finally, the mediation
emerges as an important part of the teacher`s identity as
he moves through distinct social and cultural spaces and
establishes communication channels between them.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LIST OF FIGURES |
PDF ![]() |
CHAPTER 1 |
PDF ![]() |
CHAPTER 2 |
PDF ![]() |
CHAPTER 3 |
PDF ![]() |
CHAPTER 4 |
PDF ![]() |
CHAPTER 5 |
PDF ![]() |
REFERENCES AND ANNEX |
PDF ![]() |