$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL DA PROPAGAÇÃO DE TRINCAS EM AÇOS ESTRUTURAIS
Autor: OTAVIO BAUMGRATZ DELGADO O PIRES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCOS VENICIUS SOARES PEREIRA - ORIENTADOR
THIAGO ABREU PEREIRA PEIXOTO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 42532
Catalogação:  31/07/2019 Liberação: 31/07/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=42532&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.42532

Resumo:
Dois aços estruturais com composições químicas diferentes e propriedades mecânicas similares foram selecionados para a pesquisa, visando serem alternativas para a fabricação de eixo virabrequim (aço DIN 34CrNiMo6) de motores Diesel e gás natural de usinas termelétricas. Corpos de prova do tipo CT foram usinados em aços SAE 4140 e 4340 e submetidos a ensaios de propagação de trinca de fadiga, para levantamento das respectivas curvas da/dN versus delta K. Após os ensaios, as trincas de fadiga foram indicadas nas superfícies dos corpos de prova com líquidos penetrantes. Amostras da região de propagação de trinca, com ênfase para o limiar de propagação (threshold - delta Kth), foram retiradas dos corpos de prova e analisadas por microscopia ótica, numa tentativa de correlacionar delta Kth e a propagação das trincas com características microestruturais e heterogeneidades metalúrgicas dos materiais, como por exemplo, inclusões, vazios e partículas de segunda fase.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui