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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO PERSONAGEM NO DOCUMENTÁRIO Autor: JOSE MARIANI DE SA CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 41063
Catalogação: 09/07/2019 Liberação: 09/07/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=41063&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=41063&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.41063
Resumo:
Título: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO PERSONAGEM NO DOCUMENTÁRIO Autor: JOSE MARIANI DE SA CARVALHO
Nº do Conteudo: 41063
Catalogação: 09/07/2019 Liberação: 09/07/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=41063&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=41063&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.41063
Resumo:
A presente tese busca uma reflexão acerca da realização do cinema documentário, centrado na análise de filmes. A metodologia adotada para abordar este tema é focada na questão da autoria, a autoridade do diretor. Observa-se que o analista é essencialmente um espectador diante do filme projetado, trabalhando com ferramentas teóricas associadas à sua memória (experiência) e sensibilidade. Busca-se aqui a adequação da análise às referências teóricas que auxiliam a leitura e interpretação do texto fílmico. Parte-se do princípio de que a criação do personagem está no centro do processo de realização do cinema documentário, onde a autoridade do diretor aparece na concepção dada ao personagem, estabelecendo as conexões entre a estrutura da narrativa e o dispositivo de filmagem. Os personagens assim existem nas narrativas não ficcionais. No caso do filme documentário o personagem tem uma configuração específica, uma dupla camada, sendo ao mesmo tempo ator social e personagem criado, de modo adequado à narrativa.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |