As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: TRABALHO, TECNOLOGIA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE NA FALA DE OPERADORES DE UMA CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ELANI NEVES IENDRICK
Colaborador(es): LILIANA CABRAL BASTOS - Orientador
Número do Conteúdo: 3876
Catalogação: 05/09/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3876@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3876@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3876
Resumo:
Título: TRABALHO, TECNOLOGIA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE NA FALA DE OPERADORES DE UMA CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ELANI NEVES IENDRICK
Colaborador(es): LILIANA CABRAL BASTOS - Orientador
Número do Conteúdo: 3876
Catalogação: 05/09/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3876@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3876@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3876
Resumo:
Nesta dissertação, analisamos entrevistas de pesquisa com
quatro operadores de uma Central de Atendimento
Telefônico
(CAT) de uma empresa de seguro saúde no Rio de Janeiro.
De
uma perspectiva da Sociolingüística Interacional, este
estudo examina a construção das identidades desses
atendentes em relatos de suas trajetórias profissionais.
Essa análise focaliza procedimentos de avaliação, que são
considerados como quaisquer instâncias do falante que
indiquem o valor e o significado social de uma pessoa,
coisa, evento ou relacionamento (Linde,1993,1997).
Observamos que os resultados foram consistentes com a
teorização em torno da noção de identidade fragmentada (
Hall, 1998; Woodward, 2000; Moita Lopes,2002). Além
disso,
é também estudado em que medida a utilização de alta
tecnologia informa, para os atendentes em questão, a
construção de uma identidade profissional ciborguiana,
na qual se apagariam as fronteiras entre o natural e o
artificial/tecnológico (Haraway, 2000 [1991]).
Pretendemos
contribuir para a reflexão em torno da questão do
sofrimento no trabalho e sua relação com novas
tecnologias
(Dejours, 2000).
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS | |
CAPÍTULO 5 |