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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CONSELHOS ESCOLARES, GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE DO ENSINO EM QUATRO ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO Autor: MARIA DE FÁTIMA MAGALHÃES DE LIMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CYNTHIA PAES DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 38466
Catalogação: 28/05/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38466@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38466@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38466
Resumo:
Título: CONSELHOS ESCOLARES, GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE DO ENSINO EM QUATRO ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO Autor: MARIA DE FÁTIMA MAGALHÃES DE LIMA
Nº do Conteudo: 38466
Catalogação: 28/05/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38466@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38466@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38466
Resumo:
A pesquisa investiga o funcionamento dos conselhos escolares como uma
das estratégias da gestão democrática comprometida com a promoção da
qualidade do ensino. No estudo foram consideradas as modificações da legislação
em seus contextos políticos, a gestão da rede de ensino, os processos de gestão
escolar e os dados coletados em quatro escolas públicas da rede municipal do Rio
de Janeiro com bom desempenho em avaliações nacionais. No estudo de caso,
foram observados os processos de escolha dos conselheiros escolares, seus perfis
e percepções acerca do funcionamento e da organização dos conselhos. Foram
também analisadas as percepções dos pais, professores, funcionários e alunos
destas escolas, obtidas através de documentos, questionários e entrevistas.
Apresenta-se também o perfil dos diretores, suas percepções acerca dos processos
de participação na escola e o modo como operam a autonomia na gestão escolar.
Na análise procurou-se estabelecer uma interlocução fecunda com a produção
acadêmica recente no campo das políticas educacionais e da sociologia da
educação. A análise dos dados evidenciou que a gestão democrática e os
correlatos mecanismos de participação não se efetivam plenamente e os conselhos
escolares, em particular, se constituem como instrumentos predominantemente
protocolares. Alunos e funcionários são os segmentos com menor visibilidade na
gestão. Os diretores, por sua vez, expressam estilos diferentes de conduzir, dispor
e operar as políticas de descentralização e autonomia escolar, a favor da qualidade
do ensino, que nestas escolas está assentada no empenho dos pais, professores e
diretores pela aprendizagem, embora não repercuta na democratização da gestão.