$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: MODELOS DE CÓPULAS PARA SIMULAÇÃO DE CENÁRIOS HIDROLÓGICOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GUILHERME ARMANDO DE ALMEIDA PEREIRA

Colaborador(es):  ALVARO DE LIMA VEIGA FILHO - Orientador
Número do Conteúdo: 33720
Catalogação:  26/04/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33720@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33720@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33720

Resumo:
Muitos dos modelos de simulação de cenários de vazões, necessários para o planejamento e operação de setores elétricos, são construídos sob hipóteses rígidas. Isto pode restringir sua capacidade de representar dependências não-lineares e\ou distribuições não usuais. Cópulas superam estas limitações. Elas possibilitam que o comportamento marginal das variáveis seja modelado separadamente da estrutura de dependência do vetor aleatório. Além do mais, podem representar os mais diversos tipos de associações. Isto posto, esta tese apresenta 3 artigos onde modelos de cópulas são desenvolvidos visando a simulação de cenários de vazões. No primeiro artigo, propomos um modelo periódico de cópulas vine espaciais para simulação multivariada. As principais contribuições são a extensão para o caso periódico dos modelos de cópulas vine espaciais; a drástica redução do número de parâmetros; o desenvolvimento de um modelo não linear multivariado para simulação de cenários de vazões que incorpora a dependência temporal, a dependência espacial, a variação sazonal e o elevado número de usinas (alta dimensão). No segundo artigo, realizamos algumas modificações no modelo periódico espacial proposto que resultam em uma menor complexidade sem perda de performance. No terceiro artigo, propomos uma metodologia baseada em cópulas vine para modelar a dependência temporal de séries periódicas uni variadas de vazões. Dentre as contribuições destaca-se a construção de uma versão não-linear dos modelos periódicos autorregressivos (PAR(p)) onde a dependência temporal de qualquer ordem pode ser considerada; a possibilidade da incorporação de efeitos lineares e não-lineares; um modelo que não simula cenários com valores negativos; a flexibilidade para se modelar as distribuições marginais mensais.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui