XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA NA OBSTETRÍCIA BÁSICA Autor: RENATO AUGUSTO MOREIRA DE SÁ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JORGE CALMON DE ALMEIDA BIOLCHINI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33676
Catalogação: 24/04/2018 Liberação: 24/04/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33676@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33676
Resumo:
Título: METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA NA OBSTETRÍCIA BÁSICA Autor: RENATO AUGUSTO MOREIRA DE SÁ
Nº do Conteudo: 33676
Catalogação: 24/04/2018 Liberação: 24/04/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33676@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33676
Resumo:
As novas diretrizes curriculares dos cursos de medicina, que buscam a formação de médicos generalistas, humanistas com postura crítica e reflexiva, têm provocado mudanças no ensino médico em busca de possibilitar maior eficácia na formação e permitindo aos egressos lidar com problemas da sociedade brasileira. A visão sistêmica do ser humano levando em consideração os aspectos biopsicossociais e o entendimento da construção do saber nos motivaram a propor um modelo pedagógico focado nas metodologias ativas de aprendizagem, aplicadas à Obstetrícia Básica. Através de um roteiro estruturado para o ensino e aprendizagem da obstetrícia, a ser ministrado pelo corpo docente de uma faculdade de medicina, se propõe a apresentação aos graduandos das diretrizes para a formação em obstetrícia e desenvolvendo as competências necessárias para que o egresso exerça a assistência com segurança.
Através deste trabalho procuramos ainda discutir o impacto da forma de aquisição do conhecimento, nesta especialidade, na formação profissional dos estudantes. As metodologias ativas de ensino e aprendizagem se apresentam como um modelo inovador para a formação do médico. Entretanto, há a necessidade de conhecimento, planejamento e capacitação de todos os envolvidos no processo de ensino para o sucesso dessa proposta.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |