$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ESTIMAÇÃO DE PROVISÕES IBNR (INCURRED BUT NOT REPORTED) EM MERCADO DE SEGUROS VIA MODELOS COM COEFICIENTES VARIANTES NO TEMPO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): DAIANE RODRIGUES DOS SANTOS

Colaborador(es):  CRISTIANO AUGUSTO COELHO FERNANDES - Orientador
JOEL MAURICIO CORREA DA ROSA - Coorientador
Número do Conteúdo: 31673
Catalogação:  06/10/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31673@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31673@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31673

Resumo:
Esta tese apresente duas contribuições para a modelagem e previsão de sinistros já ocorridos e ainda não avisados (Incurred But Not Reported – IBNR), quando organizados numa estrutura de dados conhecida como triângulo de run-off. Ambas as contribuições são baseadas em arcabouços gerais para a construção de modelos para séries temporais com coeficientes variantes no tempo. Em nossa primeira contribuição desenvolvemos a extensão multivariada do modelo em espaço de estado proposto por Atherino em 2008. A partir dessa extensão é possível modelas simultaneamente um ou mais triângulos de run-off associados às diversas coberturas de uma seguradora, levando-se em consideração a dependência entre os distintos triângulos, capturada pela estrutura da matriz variância – covariância do modelo SUTSE e a dependência entre as células de cada triângulo de run-off, capturada pelas componentes de nível e de periodicidade, de acordo com a proposta de atherino et al. (2010). Em nossa segunda contribuição desenvolvemos um arcabouço geral para a modelagem univariada de triângulos de run-off a partir da estruturas dos modelos GAS (Generalized Autoregressive Score) desenvolvidos por Creal at al. (2013). Esse arcabouço, bastante flexível, permite a escolha de qualquer distribuição para as entradas do triângulo run-off, considerando que os seus parâmetros variem ao longo período de origem ou de desenvolvimento. Em particular consideramos as distribuições gama e log-normal. Nossos resultados foram comparados com os obtidos através do método chain ladder (Mack, 1993), utilizado como benchmark na indústria de seguros. O teste Diebold e Mariano (1995) evidenciou que os modelos propostos geram melhores previsões, comparadas as previsões do método chain ladder.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui