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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MINIMIZAÇÃO DE CUSTOS NA IMPORTAÇÃO DE MATERIAIS: ESTUDO DE CASO NA MARINHA DO BRASIL Autor: IGOR THIAGO DE ANDRADE CESAR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 29758
Catalogação: 26/04/2017 Liberação: 27/04/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29758&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29758&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29758
Resumo:
Título: MINIMIZAÇÃO DE CUSTOS NA IMPORTAÇÃO DE MATERIAIS: ESTUDO DE CASO NA MARINHA DO BRASIL Autor: IGOR THIAGO DE ANDRADE CESAR
Nº do Conteudo: 29758
Catalogação: 26/04/2017 Liberação: 27/04/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29758&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29758&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29758
Resumo:
O planejamento de redes logísticas surge como decisão estratégica a ser tomada na busca por aumento da eficiência operacional das empresas. O presente estudo desenvolveu uma modelagem de redes logísticas, contemplando os principais componentes de custos envolvidos no processo de importação de materiais, com enfoque nos custos de transportes, (aero)portuários e tributários, onde cada um desses componentes corresponde a um arco ou nó passível de ser utilizado no caminho ótimo. A pesquisa foi documental e o procedimento foi testado em um caso de importação pela Marinha do Brasil, baseado nos custos contratuais firmados entre os agentes envolvidos. Constatou-se que, no caso estudado, contrariando a lógica, a importação de material cujo destino era uma localidade na cidade do Rio de Janeiro/RJ seria mais econômica utilizando-se o porto situado na cidade de Paranaguá/PR e não portos no estado do Rio de Janeiro. Os resultados mostram que deve-se analisar, prioritariamente, o custo total da rede e não apenas cada custo individualmente, já que, em diversas situações, a redução de custos portuários (por exemplo) poderá compensar o aumento dos custos de transporte e seguro nacionais e internacionais. Os custos tributários, para o caso estudado, não influenciaram no resultado final por tratar-se de órgão da administração pública direta isento de grande parte dos tributos da importação. No entanto, em regra, esses custos também devem ser considerados. Por fim, observa-se que, quanto maior o valor da carga a ser importada, mais vantajoso ficará seu envio para os terminais com menores alíquotas de armazenagem portuária.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |