$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: INVESTIGAÇÃO DE PROBLEMAS SENSORIAIS EM CRIANÇAS AUTISTAS: RELAÇÕES COM O GRAU DE SEVERIDADE DO TRANSTORNO
Autor: ROBERTA COSTA CAMINHA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CAROLINA LAMPREIA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27825
Catalogação:  31/10/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27825@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27825@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27825

Resumo:
Setenta anos após as primeiras descrições de autismo, os prejuízos sensoriais parecem finalmente ganhar um espaço no cenário do transtorno. Hoje já parece haver um consenso de que esses problemas realmente existem e possivelmente estão por trás de muitos dos sintomas encontrados nos autistas. Pesquisas científicas sugerem que até 95 porcento de crianças autistas apresentam problemas sensoriais. Diante da inclusão de critérios sensoriais no próximo DSM-5, torna-se fundamental um número cada vez maior de estudos a fim de esclarecer melhor a especificidade desses problemas no autismo, seus mecanismos de ação, sua prevalência e sua relação com sintomas oficiais do transtorno (prejuízos de interação e comunicação social com padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades). Esse trabalho representa, portanto, um ponto de partida de estudos dessa natureza no Brasil. Seu objetivo foi investigar através do questionário Short Sensory Profile (SSP) os prejuízos sensoriais em uma amostra de 28 crianças autistas brasileiras e explorar a relação desses padrões sensoriais com o grau de severidade do transtorno, avaliado através do Childhood Autism Rating Scale, Second Edition (CARS2-ST). Apesar de questões metodológicas, os resultados foram consistentes com a literatura. A maioria das crianças autistas da pesquisa, 82,1 porcento apresentou algum grau de problema sensorial. No grupo de crianças com autismo severo, a incidência de problemas sensoriais foi de 94,4 porcento. Uma análise do perfil sensorial geral revelou que 85,7 porcento das crianças apresentaram dificuldades na categoria Auditory Filtering, 60,7 porcento na categoria Low Energy/Weak e 53,6 porcento na categoria Underresponsive/Seeks Sensation, sendo esta última a categoria que apresentou a maior correlação com o grau de severidade do autismo. Os resultados, assim como as limitações do estudo e orientações futuras são discutidos.

Descrição Arquivo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui