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Título: FABULAÇÃO HISTÓRICA EM TEXTOS LITERÁRIOS CONTEMPORÂNEOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): BERNARDO ELIZEU DE QUEIROZ MONTEIRO

Colaborador(es):  HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 27699
Catalogação:  19/10/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27699@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27699@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27699

Resumo:
O trabalho intitulado Fabulação histórica em textos literários contemporâneos tematiza os diversos aspectos da relação intercambial entre história e literatura na produção metaficcional contemporânea. Em perspectiva sociológica, foram relacionados possíveis temas, formas e estilos de textos literários com a história do país de onde esses textos se originam. Os exemplos literários escolhidos no presente trabalho problematizam e ensaiam uma escrita da história fora dos eixos tradicionais de causa e efeito e da reprodução do realismo literário clássico. Sua tessitura narrativa apresenta-se de forma caleidoscopial ao trabalhar a estratificação identitária e ideológica de seus escritores justamente de maneira díspare. No entanto, isso não significa que tal literatura cuja temática aborde a história possa dispensar o real por conta de sua crise de representação à medida que a eclosão de possibilidades narrativas oferece novos aspectos dessa realidade que, atrelada à história sem ser por ela pautada, reverberem justamente esse excesso como o ponto fulcral de sua produção escrita. A análise da produção contemporânea realizada em Portugal através de alguns autores-chave (como José Saramago, António Lobo Antunes e José Cardoso Pires) identificou diferentes paradigmas próprios da fabulação histórica em textos literários contemporâneos. A literatura aqui perscrutada parece revelar a ânsia desmedida de se rever sua própria história nessa diversidade de práticas discursivas de reconstrução da história literária. Nessa articulação emergiu todo o potencial estético-literário e crítico-político de uma escrita que, do ponto de vista metaficcional, representa questões relativas tanto a seu processo – formas de contar a história baseada na estruturação narrativa de caráter ficcional – quanto a seus objetivos – a discussão de questões ideológicas subjacentes à motivação desses escritores.

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