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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: UMA ABORDAGEM BASEADA EM PROGRAMAÇÃO INTEIRA MISTA PARA RESOLVER UM PROBLEMA DO MUNDO REAL DE GERAÇÃO DE GRADES HORÁRIAS ESCOLARES Autor: NARA TORRES MOREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCUS VINICIUS S P DE ARAGAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27073
Catalogação: 29/07/2016 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27073@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27073@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27073
Resumo:
Título: UMA ABORDAGEM BASEADA EM PROGRAMAÇÃO INTEIRA MISTA PARA RESOLVER UM PROBLEMA DO MUNDO REAL DE GERAÇÃO DE GRADES HORÁRIAS ESCOLARES Autor: NARA TORRES MOREIRA
Nº do Conteudo: 27073
Catalogação: 29/07/2016 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27073@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27073@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27073
Resumo:
Problemas de geração de grades horárias visam agendar eventos a
fim de satisfazer demandas, ao mesmo tempo que satisfazem restrições adicionais.
Uma solução é boa se todas as grades horárias resultantes são
aceitáveis para todas as pessoas e recursos envolvidos. Para a geração de
grades horárias escolares, um número conhecido de aulas, envolvendo estudantes,
professores e salas de aula, deve ser agendado ao longo da semana,
enquanto limitações operacionais, institucionais, pedagógicas e pessoais devem
ser satisfeitas. A alta dificuldade do problema tem levado muitos pesquisadores
a trabalhar em abordagens de resolução para o mesmo desde
o início dos anos 60. Encontrar uma solução aplicável em um cenário do
mundo real implica em satisfazer vários requisitos de qualidade e em não
ignorar questões políticas, o que torna o problema clássico muito mais intrincado.
Este trabalho descreve uma abordagem baseada em programação
inteira mista (MIP) desenvolvida para resolver um problema real de geração
de grades horárias escolares e discute ideias e desafios encarados durante a
fase de implantação da solução em algumas escolas brasileiras. Em contraste
com outros trabalhos na área, o compartilhamento de professores entre diferentes
unidades de uma escola é considerado. Experimentos computacionais
foram realizados para cenários cujo número de unidades varia de 2 a 15, o
número de professores de 35 a 471, e o número de turmas de 16 a 295. Diferentes
estratégias foram combinadas, visando a convergência da procura por
boas soluções. Por fim, os resultados são avaliados e as melhores abordagens
são destacadas.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |