XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A MIP-BASED APPROACH TO SOLVE A REAL-WORLD SCHOOL TIMETABLING PROBLEM Autor: NARA TORRES MOREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCUS VINICIUS S P DE ARAGAO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 27073
Catalogação: 29/07/2016 Idioma(s): ENGLISH - UNITED STATES
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27073@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27073@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27073
Resumo:
Título: A MIP-BASED APPROACH TO SOLVE A REAL-WORLD SCHOOL TIMETABLING PROBLEM Autor: NARA TORRES MOREIRA
Nº do Conteudo: 27073
Catalogação: 29/07/2016 Idioma(s): ENGLISH - UNITED STATES
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27073@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27073@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27073
Resumo:
Timetabling problems look to schedule meetings in order to satisfy
a set of demands, while respecting additional constraints. In a good
solution the resulting timetables are acceptable to all people and resources
involved. In school timetabling, a given number of lectures, involving
students, teachers and classrooms, need to be scheduled over the week,
while having to satisfy operational, institutional, pedagogical and personal
restrictions. The difficulty of the problem has driven many researchers
to work on solving approaches for it since the early 1960 s. Finding an
actual solution to a real world scenario implies satisfying many quality
requirements and not ignoring the political issues, which turns the classical
problem much more intricate. This work describes an approach based on
mixed integer programming (MIP) developed for solving a real-world school
timetabling problem and discusses ideas and issues faced during solution
deployment phase for some Brazilian schools. In contrast to other works on
school timetabling, teaching staff sharing between distinct school units are
considered. Computational experiments were performed for scenarios whose
number of school units varies from 2 to 15, number of teachers varies from
35 to 471 and number of classes varies from 16 to 295. Different strategies
were combined aiming at converging to good solutions. Finally, results are
evaluated and the best approaches are highlighted.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |