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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: COPARENTALIDADE: DESAFIOS PARA O CASAMENTO CONTEMPORÂNEO Autor: MABEL PEREIRA ROMERO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANDREA SEIXAS MAGALHAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 26726
Catalogação: 30/06/2016 Liberação: 05/07/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26726&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26726&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26726
Resumo:
Título: COPARENTALIDADE: DESAFIOS PARA O CASAMENTO CONTEMPORÂNEO Autor: MABEL PEREIRA ROMERO
Nº do Conteudo: 26726
Catalogação: 30/06/2016 Liberação: 05/07/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26726&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26726&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26726
Resumo:
A coparentalidade pode ser compreendida como a articulação dos papéis parentais em torno dos cuidados globais e da responsabilidade conjunta pelo bem-estar de uma criança. O presente estudo teve como objetivo central desenvolver uma investigação sobre como os pais que se mantém casados vivenciam a coparentalidade nos dias atuais. Especificamente, buscou-se investigar como são realizadas a transmissão conjunta de valores e princípios educativos na família, a divisão das tarefas parentais e a articulação das opiniões divergentes do casal em torno do tema. Realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro homens e quatro mulheres pais de pelo menos um filho entre dois e seis anos, pertencentes aos segmentos médios da população carioca. As entrevistas foram analisadas por meio do método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2011) e do discurso dos sujeitos emergiram seis categorias de análise: um pai mais presente, divisão de tarefas e cuidados com os filhos, semelhanças e diferenças na educação dos filhos, resolução de conflitos, influências da família de origem e suporte coparental. A partir da análise do material coletado pode-se perceber que a partilha de responsabilidades e tarefas parentais entre os membros do casal é uma prática comum na atualidade. Os conflitos coparentais são percebidos como prejudiciais para a autoridade da díade parental e para o desenvolvimento saudável dos filhos sendo, portanto, evitados pelos casais. Há uma busca idealizada por uma relação coparental livre de conflitos e diferenças.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |