XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A FLOWER BREAKS THROUGH ASPHALT: HOPE IN CONTEMPORARY CINEMA Autor: ANA PAULA DAUDT DE LIMA BRANDAO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RENATO CORDEIRO GOMES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 26156
Catalogação: 20/04/2016 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26156@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26156@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26156
Resumo:
Título: A FLOWER BREAKS THROUGH ASPHALT: HOPE IN CONTEMPORARY CINEMA Autor: ANA PAULA DAUDT DE LIMA BRANDAO
Nº do Conteudo: 26156
Catalogação: 20/04/2016 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26156@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26156@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26156
Resumo:
Modernity is a complex, multifaceted concept that has as its mainstay the
belief in human progress through Reason. Therefore, it was a breeding ground for
various utopias, which were expected to materialise with the progress of history.
In this process, the cinema – art born among the moderns – was used as
mediation. With the horrors of the Second World War, the failure of communism,
the disbelief in the ability of capitalism to reach a fair world, the so-called
postmodernity is seen as the face of disenchantment. The objective of this
research is to look for traces of utopian hope in contemporary cinema and discuss
how certain movies can serve as allies to proposals of change. On the
understanding that, differently from what was believed in the past, it is not
possible to see history as unfolding in a linear path – with a defined point of
arrival –, modern proposals are presented with less grandiosity and
recognisability, being, on the other hand, more achievable. Ernst Bloch, who
wrote a compendium on hope, is the thread of the text, being compared with
thinkers of the 21st century.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |