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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A ATITUDE DE ADOÇÃO DO M-LEARNING DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO Autor: FERNANDA DA SILVA APARICIO PINA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JORGE BRANTES FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25362
Catalogação: 29/10/2015 Liberação: 18/11/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25362&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25362&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25362
Resumo:
Título: A ATITUDE DE ADOÇÃO DO M-LEARNING DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO Autor: FERNANDA DA SILVA APARICIO PINA
Nº do Conteudo: 25362
Catalogação: 29/10/2015 Liberação: 18/11/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25362&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25362&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25362
Resumo:
O objetivo deste trabalho é compreender as percepções de professores
universitários acerca do aprendizado com o uso de dispositivos móveis (mobile
learning ou m-learning), identificando pontos que favoreçam e inibam a sua
adoção. Por meio de entrevistas exploratórias, com base na teoria de difusão de
inovações de Rogers (2003) e nos estudos correlatos de Kapoor et al. (2014),
dezoito docentes fizeram suas considerações. Estes professores foram agrupados
como: não adotantes do m-learning, com dedicação exclusiva a uma universidade;
não adotantes, com atuação em outros setores do mercado; e adotantes do mlearning.
Valendo-se da análise de conteúdo, fatores foram categorizados de
acordo com os atributos de inovação, procurando indicar facilidades e/ou
dificuldades à adoção do m-learning. O estudo concluiu que, apesar de
contraditório, em alguns momentos, os discursos dos entrevistados indicaram três
pilares que sustentam a implantação da aprendizagem móvel no ensino superior:
interesse do professor, apoio institucional e apoio governamental. Em cada um
desses pilares os professores evidenciaram a necessidade de valorizar os métodos
pedagógicos e a adoção de tecnologia na educação como um meio para melhoria
do processo de ensino e aprendizagem.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |