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Coleção Digital
Título: ENTRE O ISOLAMENTO E A INFORMALIDADE: LIMITES E DESAFIOS PARA A PRÁTICA DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE Autor: MONICA MACHADO NEVES RAMOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 24561
Catalogação: 08/05/2015 Liberação: 12/05/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24561&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24561&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24561
Resumo:
Título: ENTRE O ISOLAMENTO E A INFORMALIDADE: LIMITES E DESAFIOS PARA A PRÁTICA DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE Autor: MONICA MACHADO NEVES RAMOS
Nº do Conteudo: 24561
Catalogação: 08/05/2015 Liberação: 12/05/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24561&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24561&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24561
Resumo:
É recorrente o pensamento de que a escola é, por excelência, o locus de
formação docente, e que esta se dá em um processo de reflexão sobre a prática. É
neste contexto que vai se constituindo a identidade profissional, sendo o professor
o sujeito de sua formação. Pautado nesta ideia, este trabalho busca voltar o olhar
para dentro da formação, para perceber como se dá na prática o processo
reflexivo. A investigação se deu com profissionais da Rede Municipal de
Armação dos Búzios, através de observações das práticas desenvolvidas em duas
salas de aula, e dos encontros destinados à formação continuada, oferecidos pela
Secretaria Municipal de Educação. Foram entrevistados nove profissionais, sendo
seis professoras, um professor formador e duas supervisoras escolares. As
observações nas salas de aula se deram em duas diferentes escolas: uma das mais
antigas da rede e a outra uma das mais novas. Sem a pretensão de estabelecer a
justaposição entre teoria e prática, o trabalho destina-se a perceber em que medida
ocorre o diálogo entre a sala de aula e os encontros de formação, identificando o
lugar da prática reflexiva no processo de formação docente. O diálogo entre as
observações e escutas teve como referencial teórico a interlocução com António
Nóvoa, Maurice Tardif, Rui Canário, João Formosinho e Philippe Perrenoud, e
com demais autores que se inserem neste campo de atuação. O trabalho aponta
para a necessidade de superação da marcante presença da forma escolar nos
encontros de formação e nas relações que se processam no interior da escola, onde
vem se naturalizando a impossibilidade do professor assumir seu lugar de sujeito
e de refletir sobre as práticas que, significativamente, deveriam contribuir para a
formação da sua identidade docente.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |