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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: INTRODUÇÃO À ANÁLISE COMBINATÓRIA Autor: RONALD COUTINHO PINTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CARLOS FREDERICO BORGES PALMEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 24231
Catalogação: 09/03/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24231@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24231@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24231
Resumo:
Título: INTRODUÇÃO À ANÁLISE COMBINATÓRIA Autor: RONALD COUTINHO PINTO
Nº do Conteudo: 24231
Catalogação: 09/03/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24231@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24231@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24231
Resumo:
Este trabalho possui o intuito de desmistificar a dificuldade encontrada por professores e alunos no ensino e aprendizagem do tópico análise combinatória. A razão que motivou este trabalho foi o fato de que boa parte dos professores de matemática do ensino médio e últimas séries do ensino fundamental consideram a Análise Combinatória como algo complicado de ser ensinado; além da questão das dificuldades de entendimento por parte dos alunos que são induzidos à memorização de fórmulas e a aplicação das mesmas à resolução dos exercícios para compreenderem tal conteúdo. Inicialmente apresentaremos alguns conceitos que servirão como auxílio para que o professor possa trabalhar nas atividades propostas a serem desenvolvidas juntamente com os alunos. E ao longo do trabalho iremos falar de alguns tópicos abordados pela análise combinatória sem, inicialmente, mencionarmos fórmulas que servem apenas para serem memorizadas. O mais importante é fazer o aluno trabalhar um problema sugerido através do roteiro e dos conceitos que serão propostos e ao final de alguns exercícios, quando tal aluno tiver entendido tal conceito, ser anunciado a ele que acabou de aprender e entender o conceito em questão, ao invés de memorizar um determinado exercício ou outro, pois sabemos que desta forma, quando o aluno deparar-se com um novo problema, não será capaz de solucioná-lo. Dessa maneira, elaborou-se um roteiro na solução dos exercícios, ou seja, uma forma do professor trabalhar qualquer atividade proposta que envolva problemas de contagem em sala de aula. Enfim, buscou-se com esse trabalho, apresentar aos docentes, estratégias eficientes que podem ser utilizadas para o ensino de combinatória e ajudar os alunos a compreenderem melhor os problemas de contagem utilizando o raciocínio lógico e de contagem.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |