XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO DE DESIGN: EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DSG1002 – PROJETO PLANEJAMENTO NA PUC-RIO Autor: ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ORIENTADOR
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 23929
Catalogação: 27/01/2015 Liberação: 27/01/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23929&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23929&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23929
Resumo:
Título: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO DE DESIGN: EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DSG1002 – PROJETO PLANEJAMENTO NA PUC-RIO Autor: ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 23929
Catalogação: 27/01/2015 Liberação: 27/01/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23929&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23929&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23929
Resumo:
Considerando a prática de ensino na disciplina DSG1002 – Projeto Planejamento, pertencente ao curso de graduação em Design da PUC-Rio, a presente tese faz uma teorização da prática de ensino tendo como campo da pesquisa a disciplina supracitada no período de 2011 a 2013 e apresenta a proposta de uma matriz instrumental pedagógica para o ensino de projeto. Este trabalho toma como base a matriz homóloga de Mamede-Neves e articula as pesquisas de Vergnaud, Bleger, Pichón-Riviève, Wertheimer, Polya, Cross e Schön.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |