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Coleção Digital
Título: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS COM DISLEXIA: CONSTRUÇÕES DE SI E DO OUTRO NOS CONTEXTOS DA ESCOLA E DA FAMÍLIA Autor: TALITA ROSETTI SOUZA MENDES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 23254
Catalogação: 30/07/2014 Liberação: 30/07/2014 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23254&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23254&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23254
Resumo:
Título: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS COM DISLEXIA: CONSTRUÇÕES DE SI E DO OUTRO NOS CONTEXTOS DA ESCOLA E DA FAMÍLIA Autor: TALITA ROSETTI SOUZA MENDES
Nº do Conteudo: 23254
Catalogação: 30/07/2014 Liberação: 30/07/2014 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23254&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23254&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23254
Resumo:
O presente estudo investiga como são construídas identidades de si e do outro nos contextos da escola e da família em narrativas de dois jovens universitários com dislexia, junto à pesquisadora-professora, em entrevistas de pesquisa. As bases teóricas e metodológicas situam-se no campo dos estudos da narrativa e identidade com foco em experiências com a dislexia, envolvendo relações de alteridade, processos de estigmatização e de manipulação de informação, a partir de uma abordagem qualitativa e interpretativista. Os mecanismos norteadores da análise das construções identitárias de si e do outro se constituem na noção de dêixis, de self, de polifonia e de discurso relatado. Os resultados da análise das narrativas construídas pelos jovens universitários com dislexia apontam não só relações harmônicas e desarmônicas no ambiente escolar, mas também conflitos e entendimentos no contexto familiar, com performances elaboradas e emergência de estigmas. As narrativas destacam também inteligibilidades sobre o distúrbio de aprendizagem, sobre as necessidades pessoais e possibilidades de superação através de uma postura
reflexiva, engajada e, por vezes, emotiva. A pesquisa busca contribuir com e para estudos sobre a relação existente entre dislexia, família e escola, ressaltando, do ponto de vista teórico e metodológico, a importância da narrativa em entrevista de pesquisa como forma de propiciar reflexão, ação e mudança.