XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A IMAGEM CINEMATOGRÁFICA: CONVERGÊNCIAS ENTRE DESIGN E CINEMA Autor: VERA BUNGARTEN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA - ORIENTADOR
MIGUEL PEREIRA IN MEMORIAM (MIGUEL SERPA PEREIRA) - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 22953
Catalogação: 15/05/2014 Liberação: 15/05/2014 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22953&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22953&idi=2
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22953&idi=3
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22953&idi=4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22953
Resumo:
Título: A IMAGEM CINEMATOGRÁFICA: CONVERGÊNCIAS ENTRE DESIGN E CINEMA Autor: VERA BUNGARTEN
MIGUEL PEREIRA IN MEMORIAM (MIGUEL SERPA PEREIRA) - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 22953
Catalogação: 15/05/2014 Liberação: 15/05/2014 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22953&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22953&idi=2
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22953&idi=3
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22953&idi=4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22953
Resumo:
Esta tese aponta as convergências que se estabelecem entre Cinema e Design na concepção e construção do projeto visual cinematográfico. Postula que o Design, na sua essência, é uma forma de abordagem conceitual, que perpassa, como uma visão de mundo, várias instâncias da vida do indivíduo e da sociedade. Na contemporaneidade, a noção de Design vem se expandindo, abarcando outras áreas e interconectando-se com outros campos teóricos e práticos em relações de trocas, superposições e fusões. Neste cenário são apontadas as confluências entre este campo de atividade e saber, considerado na sua forma mais ampla, e as especificidades do processo que leva à elaboração do conjunto das imagens cinematográficas. O estabelecimento desse vínculo entre o Cinema e o Design está alicerçado por uma fundamentação teórica e consolidado por uma pesquisa com os agentes-autores que traduzem a ideia inicial de um filme em imagens. A pesquisa aqui relatada investigou a abordagem, os procedimentos, as fontes e as reflexões implicados na concepção do conjunto de signos visuais no cinema, a partir dos depoimentos dos criadores desse projeto imagético, visando esclarecer os complexos mecanismos envolvidos nesse processo. Na conclusão, as convergências apontadas não só ficam evidentes, como vêm contribuir com o desenvolvimento das noções de inclusão e abrangência, vocação primeva do Design.